Linha de frente de uma das bandas mais importantes do país, idealizador de um selo que vem revelando outras ótimas bandas e capitão de um dos programas de webrádio mais ouvidos na atualidade, falamos agora sobre os 10 álbuns que influenciaram o Henrike, do Blind Pigs/Porcos Cegos.
Antes, é necessário falar de algumas novidades da banda, que irá lançar o álbum “Linha de Frente” (qualquer semelhança com o início deste texto não será coincidência) muito em breve no Brasil pela gravadora Hearts Bleed Blue (HBB) e nos EUA pela Pirates Press Records. O álbum será lançado nos formatos CD Digipack e vinil dez polegadas. A capa, que você já pode conferir ao lado, faz uma bela homenagem ao guitarrista Fabiano, morto em março deste ano, ao usar sua jaqueta inconfundível para estampar o álbum.
Recentemente a banda divulgou a faixa “Abutres”, que faz parte do novo disco, no programa de street punk “Semper Adversus”, da rádio online Antena Zero, que tem o vocalista Henrike e Kleber Forti como apresentadores. Se você vive em Marte e não estava ligado, o Semper Adversus é um selo musical, criado pelo Henrike, que leva no nome um lema cravado no casco de um suposto navio de guerra. Em parceria com a Hearts Bleed Blue (HBB), é especializado em lançamentos de Oi! e Street Punk.
Com um novo álbum surgindo em breve, a banda também lança HOJE, a partir das 13h, o clipe da música “Sempre Avançar”. Fique ligado, visite o canal oficial da banda clicando AQUI. Outra novidade – nem tão novidade assim – é sobre a turnê da banda holandesa Evil Conduct em novembro no Brasil, no qual contará com a participação do Blind Pigs. As cidades, datas e a compra do ingresso para os shows dessa tour pode ser conferido clicando AQUI. Para mais novidades do Blind Pigs, junto com informações e lançamentos, basta acessar o site da gravadora Hearts Bleed Blue, além da própria pagina da banda – se ligue!
#009 – Os 10 álbuns que influenciaram Henrike – Mas antes uma breve explicação por ele mesmo: “Os cinco primeiros discos são LPs que ouvi muito antes do Blind Pigs nascer em 1993. A outra metade são discos que ouvi depois que a banda já estava montada. Claro que muita coisa óbvia ficou de fora, tipo Sex Pistols, Ramones, CockSparrer, Dead Kennedys, etc. Só dez LPs é sacanagem!
PRÉ BLIND PIGS
01 – THE FORGOTTEN REBELS – THIS AIN’T HOLLYWOOD THIS IS ROCK N ROLL (1981)
Vou começar com o álbum que me fez querer ter uma banda. Ouço esse disco no mínimo uma vez por mês desde que tenho uns 10 anos de idade. Hoje tenho 41. Faça as contas. São muitas audições! Um belo disco de rock’n’roll.
02 – THE FORGOTTEN REBELS – IN LOVE WITH THE SYSTEM (1979)
O LP de estreia dos canadenses. Mais cru e mais punk que o meu primeiro da lista. Uma banda que sempre fez o que quis. Uma pérola do politicamente incorreto. E que som de baixo!
03 – THIS IS BOSTON NOT L.A. (1982)
Coletânea de bandas hardcore anos 80 de Boston. Primal. Tosco. Genial. Cheio de fúria e sarcasmo. Com sete bandas, entre elas The Freeze, Jerry’s Kids, The F.U.’s, Gang Green e Decadence. Ouvindo esse disco pensei: “se esses caras gravaram um disco eu também posso”. Gravamos dois covers desse LP no nosso disco “The Punks Are Alright”.
04 – STIFF LITTLE FINGERS – ALL THE BEST (1983)
LP duplo com todos os singles dessa grande banda irlandesa. Letras muito bem escritas e músicas muito bem tocadas.
05 – THE CLASH – THE CLASH (1977)
Os mestres do Punk 77. Um LP que definiu uma época. Importante citar que estou falando do LP versão inglesa, pois nos EUA saiu com músicas diferentes tiradas dos singles.
PÓS BLIND PIGS
06 – BAD RELIGION – SUFFER (1988)
Ouvi Bad Religion pela primeira vez no mesmo ano que montamos a banda. Nosso baixista na época, o Dirceu, me mostrou uma fita com o som “You Are The Government”. Nunca tinha escutado nada igual na minha vida. Acabou sendo uma puta influência no som do Blind Pigs nos primeiros anos de banda.
07 – ASTA KASK – MED IS I MAGEN (1985)
Lançado em 1985, esse clássico sueco já me ganhou pela capa: a banda na neve segurando os instrumentos! Uma obra prima do punk rock onde a melodia e a agressividade se unem de forma perfeita. Ouvi também pela primeira vez quando montamos a banda.
08 – RANCID – RANCID (1993)
Lançado no ano do nascimento do Blind Pigs. Eu já era fã de Operation Ivy e quando vi que o guitarrista e o baixista montaram uma banda nova, tive que ir atrás. Uma banda que acompanho e que me inspira até hoje.
09 – DROPKICK MURPHYS – DO OR DIE (1998)
O disco de estreia, ainda com Mike McColgan na voz. Lançado em 1997 com letras sobre skinheads, guerras, tretas, bebedeiras e ainda abre de forma fenomenal com um hino tocado na gaita de fole. Coisa inédita. Pioneiros. Fez minha cabeça.
10 – U.S. BOMBS – GARIBALDI GUARD (1996)
PUNK.