Seu nome é José Henrique Campos Pereira e talvez assim você não consiga descobrir de cara quem ele seja ou o que faz, mas ao dizer seu apelido, Canisso, provavelmente você irá dizer na hora que é o baixista do Raimundos, certo?
Um cara que dispensa apresentações e que alcançou reconhecimento nos anos 1990, após o lançamento do primeiro álbum da banda que saiu pelo selo Banguela Records. Canisso, além de ser um dos baixistas mais respeitados no cenário, possui em seu currículo uma das histórias mais bacanas do rock: já tocou com os Ramones! É o tipo de coisa que jamais será batida por quem quer que seja (a não ser que você já tenha tocado com o Ramones).
Além do Raimundos e Rodox, Canisso fez parte de uma outra banda que já tive oportunidade de assistir, o Rockfellas. Junto com Paul Di’Anno (ex-vocal do Iron Maiden), Jean Dollabella (ex-baterista do Sepultura) e Marcão (ex-guitarrista do Charlie Brown Jr.), esse supergrupo – que teve o Canisso no baixo – fez uma tour apresentando clássicos do rock com um time de muito peso. Se você foi um dos sortudos que conseguiu assistir esse show, saberá do que estou falando.
O Nada Pop recebe o Canisso para falar sobre alguns dos álbuns que marcaram sua vida. Confira!
#007 – Os 10 álbuns que influenciaram Canisso
01 – DEAD KENNEDYS – FRESH FRUIT FROM ROTTING VEGETABLES (1980)
Podia escolher VÁRIOS dessa banda, que é sem sombra de dúvidas a minha preferida, me influenciou muito e talvez seja dessa banda o baixista em quem mais me espelho. Esse álbum, em especial, eu escolho por ter sido lançado oficialmente no Brasil, em vinil branco, quando comecei a namorar minha patroa, pra minha surpresa ela também tinha uma cópia, achei que era um ótimo sinal…
02 – IT’S ALIVE! – RAMONES (1979)
Mesmo caso do anterior, difícil escolher um dentre todos, escolho esse por conter a maioria das músicas dos primeiros álbuns, e por apresentar a sequência de músicas que tiramos pra tocar nos primeiros shows do Raimundos.
03 – FAITH NO MORE – KING FOR A DAY, FOOL FOR A LIFETIME (1995)
Amo essa banda, esse disco é irretocável, outro baixista que faz muito a minha cabeça e talvez o melhor vocalista em minha opinião, em ótima forma nessa gravação, depois do hype inicial e do sucesso dos outros álbuns, nesse a banda chegou próxima da perfeição.
04 – SUICIDAL TENDENCIES – SUICIDAL TENDENCIES (1983)
Esse disco é dos primórdios da banda, ainda bastante cru e punk, mas já com uma boa pitada de crossover, onde as fronteiras do punk & metal começavam a se diluir, mais uma vez difícil escolher apenas um…
05 – METALLICA – KILL THEM ALL (1983)
Outra banda do coração. Poderia escolher o Master of Puppets, mas fico com esse pelo solo de baixo do Cliff Burton, Anesthesia…
06 – ALICE IN CHAINS – DIRT (1992)
Talvez o SEGUNDO melhor vocalista, só perde pro Mike Patton do FNM.
07 – PANTERA – COWBOYS FROM HELL (1990)
Outro petardo da era trash-metal, velocidade, peso e um guitarrista alucinado… Fodástico!!
08 – NINE INCH NAILS – PRETTY HATE MACHINE (1989)
Tinha que escolher algum industrial, outro gênero que eu aprecio, estava entre esse e o Ministry. Vamos com esse, clássico que surpreende quando sabemos que o gênio Trent Reznor gravou e mixou tudo sozinho.
09 – QUEENS OF THE STONE AGE – SONGS FOR THE DEAF (2002)
Conheci a banda como curiosidade, pois acompanhava a banda anterior do Josh Homme, KYUSS, na época do Napster. Baixei tudo deles, quando de repente sai esse disco, que causou um frisson danado, trazia na bateria o David Grohl do FF, o que ajudou e muito a promover a banda. Outro disco bom de ouvir, de tocar, o timbre da guitarra é um capitulo à parte, ele usa no seu set um amplificador de BAIXO, por onde faz passar parte do seu sinal de gravação, criando seu som tão particular.
10 – BECK – MELLOW GOLD (1994)
Quem me conhece sabe que eu sou fã de carteirinha, esse disco em especial lembra uma fase muito legal, tinha acabado de colocar um som no meu fusca, com um subwooffer, era a trilha sonora dos rolês em Sampa, pra onde tínhamos mudado recentemente. Tem uma pegada menos pretensiosa, mais hip-hop, o grave rola solto, lembra um pouco a fase legal dos Beastie Boys.
Muito difícil ficar só em 10, eu faria várias listas separando por estilo, os 10 melhores em rock clássico, 10 melhores em punk rock, os 10 melhores em eletrônico, os 10 melhores em metal, por década, por país etc. Essa lista pode variar conforme a memória, com certeza ficou muita coisa de fora, mas foi o que passou pela minha cabeça na hora.
2 respostas
Aí sim, hein! Canisso e Nada Pop representando!!
Show de eggs!! hehehehee
Logo publicaremos o seu Cyco, Mollotov Attack na área em breve!