Tudo começou igual: se juntar pra beber, viajar em ideias para capas de álbuns, entre outros projetos. Mas aí surgiu outro lance. Fazer uma animação!
Foi assim que Lobo Ramirez, da banda Orgasmo de Porco, mesmo sem qualquer experiência anterior, começou a desenhar inspirado pelo novo álbum dos amigos da Lo-Fi, o “Ultra Cosmic Blues” que foi lançado neste ano.
“Sempre fiz um monte de desenhos pra Lo-Fi, a gente sempre se junta toma umas cervejas e ficamos viajando numas ideias de capas de álbum, encarte, camisetas etc. Acho que foi numa dessas vezes (…) que surgiu a ideia de fazer um filme com o álbum inteiro. De cara me veio na cabeça a animação “Heavy Metal”, de 1981. Mas fazer animação é algo trabalhoso demais, eu sempre tive vontade então me animei com a ideia porque seria o motivo pra descobrir como fazer, claro que com o tempo o projeto foi tomando forma e mudando um pouco, como estou fazendo sozinho a animação já sabia que pela duração do álbum seria inviável fazer tudo em animação. Junto com a banda fizemos um roteiro que vamos misturar cenas filmadas, fotos e animação, tudo junto, é uma mistura doida que tem uma linha que liga toda a ideia mesmo que essa linha não seja clara ou óbvia, mas até ai foda-se, é um filme de um álbum doido de uma banda doida, não uma animação da Disney”, diz Lobo.
Lobo explica ainda que não pesquisou a fundo como fazer uma animação, apenas teve como inspiração outros filmes como “Felix in Exile”, de William Kentridge. O processo é feito de forma simples: desenhar, tirar uma foto, apagar o desenho e redesenhar o movimento e aí tirar outra foto, apagar, redesenhar e assim por diante.
Dessa forma, segundo Lobo, mesmo sem um storyboard a liberdade no desenho é maior, algo doido igual nas músicas da banda. Assim, a animação não irá seguir uma história definida, mas ao final será coerente com o próprio álbum da Lo-Fi.
Nossa resenha sobre “Ultra Cosmic Blues”, da Lo-Fi, você pode conferir clicando AQUI. Ouça o disco abaixo.