Punk, hardcore e alternativo

Pachorra - Foto Bruno Goulart
Pachorra - Foto Bruno Goulart
Compartilhe:

Pachorra e o barulho contestador que vem do sul

O que gosto em algumas bandas é a capacidade de querer fazer um som autoral sem o interesse de inventar a roda. É tipo assim, a banda sabe o que quer, como fazer e não se preocupa em se encaixar em algum modelo pré-estabelecido que possa facilitar o seu caminho no cenário da música. Com isso, o meu apreço e respeito (que não vale de muito, eu sei) é praticamente garantido.

Assim conheci o som da banda Pachorra, com origem em Florianópolis, no sul do país. Os caras fizeram a sua estreia com o EP “À Própria Sorte”, que foi lançado no ano passado durante um show com as bandas Test e Gangrena Gasosa. Agora, a banda está com um novo EP intitulado “Próximo do Fim”. É punk, metal e grind. É barulhento, agressivo e sem qualquer firula desnecessária, sendo rápido, direto e conciso nas ideias, mas sem perder a essência do crossover metal + hardcore.

O EP traz quatro sons: “Alguém”, “Há Séculos”, “Ité” e “SóCorro”. A temática desse trabalho apresenta desde a reflexão sobre a sociedade, com os seus desprazeres, o jogo de poder e relações tóxicas, a falta de empatia entre as relações humanas e até sobre o descobrimento do Brasil.

A faixa “Ité”, penúltima do EP, questiona a história da origem do Brasil e retrata a destruição em andamento da cultura dos povos originários há mais de 500 anos. Já na faixa “SóCorro”, uma das músicas que mais me chamou a atenção, fala sobre a dor e a agonia existente na vida humana, falando sobre algo que assola a alma desde o surgimento do primeiro ser humano na Terra. E não estamos falando sobre a simples sobrevivência e sim sobre a solidão. É o vazio que preenche o tudo, mas mesmo só ainda podemos fazer os nossos corres. Entenderam agora o motivo da grafia ser “SóCorro”?

Se os caras continuarem nesse corre, provavelmente serão reconhecidos como um dos grandes nomes do que acredito ser o metal attack, capaz de um som visceral e contestando a sociedade e suas contradições.

Pachorra é formada por Pogo (vocal), Menna (baixo), Lelo (guitarra) e Dudz (bateria). Você encontra a banda no Facebook, Bandcamp, Instagram, Spotify e YouTube.

Mais posts

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Youtube
Instagram