
No último domingo, dia 19/1, aconteceu mais um evento organizado pelo coletivo Nada Pop no Espaço Cultural Walden. Dessa vez com as bandas Dissidentes, Blear e Giallos. Se você estava vivendo em outro planeta ou caiu nesse texto por acaso é provável que não saiba, mas o Walden fechará suas portas ainda neste mês. Se quiser saber um pouco mais sobre isso basta conferir a entrevista que realizamos com o Cesar Zanin, proprietário do espaço, clicando AQUI. Mais de 500 bandas passaram pelo Walden em 21 meses de existência, difícil quantificar o que essa perda significa para o cenário alternativo de São Paulo, mas o barulho tem que continuar…
Por isso existia um clima de despedida do Walden no domingo, mas nem por isso os shows foram melancólicos. Ao invés disso as bandas apresentaram toda a sua força, sua raiva e sua arte, começando pela banda Dissidentes e no seu punk rock sem qualquer firula, mandando na lata o que tem pra dizer. Canções como “Sua vida”, “Caos Mental”, “Nessa Vida é Assim” e “O Francês está vindo” questionam o indivíduo e sua participação na sociedade. É uma pena se você ainda não conhece a banda.

O show deles apresentou uma pequena microfonia, mas nada que pudesse atrapalhar. O Mario Bracetti, baterista da banda, soube superar muito bem as dificuldades de tocar com um pedal de bumbo “um pouco” solto – coisas que acontecem no mundo underground. Sem dúvida o cara está acostumado com adversidades, afinal são 10 anos de banda e muitos “rolês” por aí.
Logo em seguida foi a vez da Blear, banda com influências do grunge e shoegaze. Mesmo sendo uma banda com pouco tempo de existência foi impressionante ver a qualidade técnica do grupo. Mas não senti deles qualquer falsidade no som, na energia ou na amizade. A sensação que tive é que cada som foi construído pela amizade, pelo prazer puro e simples de tocar e, claro, pelo talento de cada um.
Agradecemos a todas as bandas que participaram, ao Espaço Cultural Walden por mais essa confiança, ao público que prestigiou o espaço e as bandas e a você que leu esse texto feito depois de um dia exaustivo de trabalho. Em breve mais novidade por aqui.
Até!