A Divina Comédia é uma obra épica da literatura mundial escrita por Dante Alighieri no século XIV. Inúmeras são as obras em diferentes tipos de mídias inspiradas pelo poema de viés épico e teológico que descreve uma jornada espiritual pelos três reinos no pós-morte: Inferno, Purgatório e Paraíso. A obra também inspirou a música de diversos estilos, desde óperas ao rock, da MPB ao rap.

Atualmente, um projeto de organização de Edson Lamansov vem reunindo bandas nacionais em uma trilogia alusiva a obra de Dante. Com o nome de A Divina Tragédia, com dois dos três volumes já lançados, a proposta deste trabalho também se destaca por apresentar cada volume apenas no formato físico e em LP.
Edson conta que a proposta para esse projeto nasceu de sua forte ligação com a literatura. “Em um encontro filosófico de um grupo do qual eu participava, todo mês, trazíamos uma temática sobre literatura universal, geralmente envolvendo grandes pensadores e seus pontos de vista. E em uma sessão dessas, foram feitos episódios sobre essa trilogia, de modo breve sucinto e abrangente, logo me vi ligando a literatura e a música, se haveria essa possibilidade de construir um álbum com essa temática, seria na verdade apenas um, mas não foi possível resumir tudo em apenas um LP. Portanto, a ideia é três volumes”, explica.
Em vídeos postados no YouTube, ele explica um pouco mais sobre a proposta dos LPs. Serão três álbuns, cada um recebendo o mesmo nome das divisões da obra: Inferno, Purgatório e Paraíso. Até o momento já foram lançados o LP A Divina Tragédia – Inferno (Volume I) e o LP A Divina Tragédia – Purgatório (Volume II). Sobre o lançamento do terceiro volume, Edson comenta que no momento estão aguardando as bandas interessadas no envio das músicas para seleção dos trabalhos. “Até o momento não fechamos as escolhas ainda, depende de mais bandas para selecionar as que cabem no projeto, preferíveis as que cantam em português”, diz.

Envolvido com a música desde o início da década de 90, Edson foi integrante do Katástrofe Social, banda punk com origem em 1995. O grupo possui alguns registros, entre eles está a participação do LP “Brazil Punk Attack” (1996), e de coletâneas como “Diante da Repressão o Punk Resiste” (1997), “Protesto Punk” (1998), entre outros. A banda também fez uma turnê pela cena underground europeia passando por dez países. Com o grupo Lamansov também lançou o LP “Ecce Homo” e um EP.
Após a sua saída do Katástrofe, integrou a banda Baudelaire de sonoridade mais alternativa. Ele permaneceu com a banda e na voz até 2021, gravou sete músicas e uma dessas canções, a faixa “Esperando Godot”, faz parte do primeiro volume da coletânea. O projeto teve início em 2019 e deve ser encerrado em 2023, com o lançamento do último álbum da trilogia: A Divina Tragédia – Paraíso (Volume III).
Bandas que participam da coletânea
No primeiro volume participam 11 bandas: Caligvlas, The Completers, Anomia, Hanging Freud, Baudelaire, Wave Ritual, Messias Empalado, Signo 13, Divina Supernova, Mateamargo e Inês é Morta.
De acordo com o Edson, foram escolhidas e convidadas as bandas que, ou a sonoridade ou a letra tivesse alguma afinidade com os capítulos e passagens da obra. “A obra não é apenas de registro como uma mera coletânea, ela tem um fundo de propósito onde também conta o ritmo, a frequência e a magia sonora encaixada com o enredo dos três livros”, destaca.
Ainda, segundo o organizador da coletânea, “o volume inicial remete ao primeiro livro Inferno, ou seja, lugar esse onde segundo algumas crenças em comum alegam que vão aqueles irrecuperáveis e, de acordo com seu nível de pecado, paga sua penitência de modo constante equivalente ao mal feito em vida. E é notória a cadência das faixas indo do bem-vindo ao inferno de onde não sairás e, no caso do purgatório, o arrependimento pode te levar a alguma chance de acordo com seus devidos pagamentos”.
No segundo volume participam 13 bandas: Jenni Sex, Ex, Alex Verdilak, Gangue Morcego, Fenix e as Cinzas, The Downward Path, Andromeda, Luxx Synth-Rock, Escrito Urubu, In Venus, Caligvlas, Tempos de Morte e La Burca. Para o último volume Paraíso a proposta tende a ser algo mais brando e sem perder o contexto dos discos anteriores. “Há uma certa incógnita nos três volumes, a atmosfera sonora, ou seja, a vibração das faixas são de certa forma interligadas do volume um ao três de forma cadente e mística”, reforça Edson.

Como adquirir os LPs?
Em cada lançamento foram produzidas 300 cópias numeradas e que podem ser obtidas diretamente com as bandas ou em locais indicados por elas. Além disso, é possível consultar as lojas como a Extreme Noise e London Calling, em São Paulo, ou diretamente com o selo do Edson, a Sigillum III pelo e-mail: sigillum3@gmail.com.
Edson nos conta que não há previsão da disponibilização dos álbuns em plataformas digitais. “Esse lance de colocar em plataformas ainda estamos discutindo as possibilidades”, diz.
“Após a conclusão da trilogia a ideia é manter o selo ativo para nova propostas. Se alguma banda quiser apoio estamos abertos para futuras consultorias”, complementa.
Saiba como enviar o seu material
As bandas que tiverem interesse no projeto e se interessem no envio do material podem aproveitar o contato do selo Sigillum III, mencionado anteriormente. Cabe destacar que os lançamentos em vinil foram feitos de forma colaborativa entre as bandas, com a distribuição dos custos cobrados pela soma de produção. Edson ressalta que a “ideia é que cada banda possa contribuir participando com o máximo de copias possíveis. E também com isso a diversificação de públicos seja alcançada sendo assim a divulgação de forma simultânea das bandas envolvidas”.
Para Edson esse tem sido um trabalho minucioso e dedicado. “Lapidar, escolher, convidar, ouvi muitos nãos de bandas distintas, mas continuei convidando. Note que algumas não são conhecidas por raramente se apresentam em eventos”, conclui.
A Divina Tragédia – Inferno (Vol. 1)
LADO A
I. Caligvlas – Caligvla
II. The Completers – End
II. Anomia – Sem Massa
IV. Hanging Freud – I Knon
V. Baudelaire – Esperando Godot
LADO B
I. Wave Ritual – Nihilist Mantra
II. Messias Empalado – Cristörgia
III. Signo 13 – Reflexo Disforme
IV. Divina Supernova – Magique
V. Mateamargo – Lágrima
VI. Inês é Morta – Algoz
A Divina Tragédia – Purgatório (Vol. 2)
LADO A
I. Jenni Sex – Welcome Drink
II. Ex – 9 Vidas
III. Alex Verdilak – No Teatro da Noite
IV. Gangue Morcego – Estamos Todos Mortos
V. Fenix e as Cinzas – Emergência
VI. The Downward Path – Dream and Desire
LADO B
I. Andromeda – Mar Negro
II. Luxx Synth-Rock – Dualismo Universal
III. Escrito Urubu – Jejum
IV. In Venus – Hen To Pan
V. Caligvlas – Sonâmbulos (versão pesadelo)
VI. Tempos de Morte – Flégias
VII. La Burca – Die Angels
Uma playlist especial foi feita para dar uma ideia das bandas e de algumas das músicas presentes na coletânea. Não é uma playlist oficial e nem todas as bandas estão presentes, mas você pode conferir clicando AQUI.