NIETTS
DOLORIBUS
Existem três tipos de colheitas do café: a manual, por derriça e a mecânica. Dessas opções a colheita manual é a que leva mais tempo e custo para o produtor. No entanto, são recolhidos apenas os frutos maduros e que atingiram um bom nível de maturação para garantir a qualidade do café, sendo que aqueles grãos secos ou verdes não se misturam com os grãos considerados ótimos. Você paga um preço maior, mas garante um sabor de alto nível. Mas que diabos isso tem a ver com a Nietts? Calma, já vou dizer meu ponto.
Antes, deixa te perguntar: você já ouviu falar dos jardins do inferno? No budismo, ao contrário do cristianismo, não existe condenação ao inferno pela eternidade. Ao morrer, todas as suas ações, boas ou ruins, são comparadas e colocadas em uma balança. Durante esse “processo” você permanece em um purgatório para zerar o seu karma negativo. São diferentes tipos de covas para as quais você poderá ser enviado, todas com algum tipo de punição. Na Tailândia existem estátuas simulando essas punições no inferno, da mesma forma que é possível encontrar esse tipo de estátua em templos ou em outros lugares de forma independente. Esses lugares são os jardins do inferno. Saiba mais aqui.
Tá, foram dois parágrafos para contar duas coisas separadas uma da outra. E aí? Bom, é como se você estivesse experimentando um café colhido desses jardins do inferno ao ouvir a Nietts. É um expurgo de todo o karma negativo de sua existência, partindo para uma busca espiritual e de evolução. Cada música parece te levar a um passo do céu, mas lembrando dos infernos que você precisou encarar e se permitir queimar. Como se ao tentar alcançar o paraíso houvesse sempre demônios reais ou imaginários te puxando e fazendo você lembrar que não existe perfeição, que o mundo está perdido e que nada do que você diga ou faça irá trazer redenção. Mas cada acorde insiste e diz de uma forma ou de outra que aqueles ferozes e cruéis demônios são apenas parte do que você criou de mau para você mesmo, simbolizando todas as estruturas sociais e educacionais que te aprisionaram em uma cela invisível, mental e emocional.
Antes de ser livre, é preciso enxergar em qual tipo de prisão você está.
Barista sonoro Maurício Martins
Categoria Coffee Sounds
Data: 1° de outubro de 2022