sábado, 14 de novembro de 2020
Nada Pop

15 ótimos videoclipes brasileiros em animação – Parte 1

Provavelmente, quando você pensa em videoclipes em animação, deve lembrar de Do the Evolution, do Pearl Jam ou outros videoclipes internacionais. Os gringos realmente têm grandes produções nesse sentido, não podemos negar, mas, apesar das dificuldades encontradas pelos músicos e profissionais do audiovisual no nosso País, as bandas brasileiras também já investiram em clipes animados com diferentes técnicas.

Por isso, separamos 30 ótimos videoclipes nacionais feitos em animação. Publicamos agora a primeira parte dessa lista. Quando chegar ao final, tente controlar a ansiedade para a parte 2!

1. Dead Fish – Não Termina Assim

Com animação de Rafa Godoy, o videoclipe de “Não Termina Assim” foi lançado no mesmo dia em que o ex-ministro Sergio Moro, após pedir demissão, deu uma coletiva expondo alguns podres do seu “ex-patrão”. Coincidência ou não, o clipe é bem direto como a letra e passa uma mensagem de esperança em tempos sombrios.

2. Pata – Next Year

Vídeo mais recente da lista, saiu no fim de julho deste ano, feito pelo artista Magdiel, que, com sua criatividade, deu um tom de fofura à melancolia de “Next Year”, música da Pata, que lembra muito o acústico do Nirvana, como observamos em uma resenha do disco aqui no site.

3. Violet Soda – Friends

Esse foi o terceiro videoclipe lançado pela Violet Soda, que até a época divulgava seu EP Here we go again. A animação foi feita pelo artista Fabricio Aguiar, dono da página 16bits da Depressão.

4. Mukeka di Rato – Rinha de Magnata

Quando a MTV era realmente um canal de música, esse clipe do Mukeka chegou a fazer bastante barulho na programação do canal, tanto que a animação de “Rinha de Magnata” concorreu ao VMB como melhor videoclipe do ano, em 2007.

5. Vivendo do ócio – Prisioneiro do futuro/Encruzilhada

O videoclipe de “Prisioneiro do Futuro/Encruzilhada”, música de 2015, da Vivendo do Ócio, é, na verdade, um curta-metragem lindíssimo com animações do artista Iuri Nogueira.

6. Surra – Ultraviolência

O clipe de “Ultraviolência” mistura cenas da banda com as sensacionais ilustrações de Marcelo Augusto (Draw or Die), que era guitarrista da Manger Cadavre?. É um dos clipes mais recentes da banda, lançado no fim do ano passado.

7. The Zasters – Awesome dance moves

Seguindo a linha de animações que transformam a banda em personagens de videogames, como o caso da Violet Soda, em “Awesome dance moves”, o artista Carlo Blau (que também é tecladista da banda Der Baum) fez o mesmo com a The Zasters.

8. OdioSocial – Motoredson

Com arte do cartunista Leandro Franco (que também é vocalista e baterista do Asteroides Trio), o videoclipe de “Motoredson”, lançado em 2016, é uma homenagem a Redson Pozzi, do Cólera, que faleceu em 2011, cuja última entrevista está disponível aqui no Nada Pop.

9. Asteroides Trio & Gabriel Thomaz – Verônica Biônica

Falando em Leandro Franco, ele também fez animações para o videoclipe de sua própria banda, o Asteroides Trio. O vídeo de “Verônica Biônica”, lançado em 2019, mistura as animações com as participações de Clemente Nascimento e Érika Martins.

10. Gram – Você pode ir na janela

Um publicitário poderia chamar esse vídeo de “case de sucesso”, já que, de forma independente, a finada banda Gram conseguiu emplacar o clipe tanto na TV quanto no Youtube. O videoclipe é de 2004 (!!!) e desde 2008 está no Youtube, acumulando, até agora, mais de 3 milhões de visualizações. E vamos falar a verdade: se você nunca chorou com o gatinho suicida, não tem coração.

11. Pitty – Na sua Estante

“Na sua Estante” é, sem dúvida, um clássico dos videoclipes em animação do rock brasileiro. Inspirado em O Mágico de Oz, o vídeo tem hoje mais de 100 milhões de visualizações no Youtube. Recentemente, Pitty lançou outro videoclipe em animação, para a música “Noite Inteira”, de seu último álbum, Matriz.

12. Ludov – Princesa

Vencedor do VMB de 2004, na categoria de Melhor Videoclipe Independente, “Princesa” é uma animação delicada que combina muito com a música, que está no disco “O Exercício das Pequenas Coisas”, de 2005. Além de Princesa, Ludov também tem um vídeo em animação para a música “Esquece e vai sorrir”. Infelizmente, a banda não lançou mais nada desde 2014.

13. Ratos de Porão – Próximo alvo

Com ilustrações de Didiu Rio Branco, o clássico videoclipe do Ratos de Porão questiona qual o próximo alvo da América e é outro da lista que levou o prêmio de Melhor Videoclipe Independente, dessa vez no ano de 2003.

14. Sepultura – Ratamahatta

Todo em stop motion, com direção de Fred Stuhr, o videoclipe de “Ratamahatta” levou o VMB de 1997 como Melhor Clipe de Rock e foi eleito o 5ª melhor videoclipe brasileiro de todos os tempos pela Folha de São Paulo, em 2012.

15. Bonsucesso Samba Clube – Pensei se há

No ano de 2004, quando Ludov levou o VMB de clipe independente, outro dos indicados também era um vídeo em animação. Em “Pensei se há”, a banda pernambucana Bonsucesso Samba Clube mostra a cidade de Olinda e seus contrastes: as belezas naturais e a alegria do Carnaval, a desigualdade social e a violência urbana.

E aí, você já conhecia todos os vídeos dessa lista? Qual seu preferido? E quais você espera ver na parte 2? Conte aí nos comentários e compartilhe a lista se você gostou!

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Letícia Pataquine

Formada em Letras, fala sobre livros no Instagram, reclama no Twitter e faz listas e resenhas como editora do Nada Pop.