sexta-feira, 7 de agosto de 2020
Nada Pop

Os 6 livros sobre música que você precisa ler (indicados por músicos)

Livros sobre a história de artistas e bandas que você precisa ler e que foram indicados por músicos do cenário independente. Foto: Pixabay.

Sim, amigos, eu sei que sou uma das vinte e poucas pessoas em isolamento no Brasil ainda, mas, independentemente de shoppings estarem reabrindo, os shows e eventos que os apaixonados por música mais gostam ainda vão demorar a voltar. Por isso, a gente listou, com a ajuda de alguns músicos, seis livros para você ler e que podem trazer aquela sensação de estar em uma roda punk ou sentado no canto de um bar ouvindo a sua banda preferida tocar.

1. Só as mães são felizes, Lucinha Araujo

“É um livro escrito pela mãe de Cazuza sobre a vida do filho em depoimento a uma jornalista. É sobre um lado dele que as pessoas geralmente não viam. Cazuza e sua mãe eram muito cúmplices; ela não recriminava suas escolhas, e o livro trata dessa relação e de como a mãe apoiava os sonhos do filho. No livro, fica evidente que ele não estava determinado a seguir um caminho formal, não era alguém que estava predestinado a ‘apertar parafuso’ na vida. O caminho da sua história era na arte. A mãe dele sempre o viu como alguém diferente,
que pensava diferente do usual, e ver esse lado dele, pelos olhos da mãe, é muito interessante”, comenta John Silva, guitarrista da Drowned Men.

Lucinha Araujo, mãe do Cazuza, em depoimento para a jornalista Regina Echeverria, no livro “Só as mães são felizes”. Editora Globo Livros. Foto: divulgação.

2. The Beatles – Todas as letras, todas as músicas e todas as histórias, Steve Turner

“Esse livro conta a história por trás das canções dos Beatles. Ele diz que tem todas e, se não tiver todas, deve ter pelo menos uns 95% (risos). Eu nunca procurei uma música nele que eu não tenha encontrado. Apesar da tradução do livro deixar um pouco a desejar, ele é maravilhoso. Eu sempre fui curiosa em relação à história das músicas no geral e, quando ganhei esse livro, meu coração palpitou porque Beatles é uma banda que eu piro em todas as letras”, diz Dani Buarque, guitarrista e vocalista da The Mönic.

The Beatles: Todas as músicas; Todas as letras; Todas as histórias, de Steve Turner. Editora Sextante. Foto: divulgação.

3. A Garota da Banda, Kim Gordon

“Escolhi esse livro pelo tapa que foi ler. O livro trata sobre a vida pessoal e profissional da Kim Gordon, ex-baixista do Sonic Youth, artista visual e curadora. É uma narrativa bem forte, tanto ao falar sobre a carreira musical e as perspectivas disso, quanto sobre a vida dela e as relações abusivas pelas quais passou. Pra quem está inserido no mundo da música, é um livro que faz pensar sobre os caminhos que se seguem”, explica Eduardo Geraissate, vocalista da Deadman Dance.

Kim Gordon e o livro “A Garota da Banda”. Editora Fábrica231. Foto: divulgação.

4. Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra, Mick Wall

“Amo biografias, acho que saber sobre a história das bandas um lance incrível. Esse livro resgata histórias de bastidores, mostrando a intimidade dos músicos do Led Zeppelin muito além dos palcos e dos estúdios, investigando ainda temas polêmicos, como os muitos processos de plágio enfrentados pela banda, a rotina de sexo e drogas e os eternos rumores sobre um possível retorno”, resume André Alves, guitarrista e vocalista da Statues on Fire.

Biografia do Led Zeppelin, por Mick Wall. Editora Globo Livros. Foto: divulgação.

5. Só Garotos, Patti Smith

“É um livro muito importante pra mim, pois traz toda a filosofia de vida que flui das letras e músicas da Patti; dá pra perceber o quanto ela vive de forma intensa a arte que produz. Eu indico esse livro porque ele traz uma visão única sobre a vida. É sobre viver voltado para a produção artística, aguentando os perrengues que a vida exige. A Patti Smith, inclusive, inspirou o título do meu primeiro livro Horses, que também traz temáticas musicais”, ressalta Agnaldo Assis, guitarrista e vocalista da Versus Mare.

Patti Smith revive sua história ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, enquanto os dois tentavam ser artistas e transformar seus impulsos destrutivos em trabalhos criativos. Editora Companhia das Letras. Foto: divulgação.

6. Nunca é o Bastante – A História de The Cure, Jeff Apter

“Essa é uma biografia do The Cure, como o nome indica, e acredito que é uma leitura obrigatória pra todo fã de post-punk e pra quem tem curiosidades sobre o mundo da música de modo geral. Ela acompanha a história da banda desde o seu início até a data em que o livro foi publicado, e essa história é contada a partir da visão do Robert Smith, que compartilha detalhes sobre o processo de criação, incluindo a forma como a banda se isolava por dias para compor os discos, e curiosidades sobre outras bandas que fazem parte da história do The Cure e do Robert Smith. É uma leitura muito prazerosa e imersiva, que te deixa mais perto de uma banda gigante como o The Cure”, recomenda Gabriel Martins, baterista da Drowned Men.

Da suburbana Crawley (em Sussex, Inglaterra) para o mundo. A história do The Cure, por Jeff Apter. Editora Ideal. Foto: divulgação.

Bônus: minhas indicações

1. Aproveitando que o Agnaldo citou seu livro, Horses. Conversamos com ele no fim do ano passado sobre esse lançamento e outros assuntos em uma entrevista que você pode ler clicando AQUI. O livro, que narra a história de jovens desconjuntados que se encontram e partilham experiências, dores e anseios, tem várias referências musicais como plano de fundo em uma leitura intensa.

2. Rita Lee, uma autobiografia. Como o próprio nome diz, é a biografia de um dos maiores nomes femininos do rock brasileiro escrita por ela mesma. Com a leveza e a acidez características do discurso de Rita, o livro conta, desde a infância, diversos momentos insanos, engraçados e emocionantes da vida da artista. É um livro divertido e sincero e com histórias tão doidas que, por vezes, parece uma ficção.

Gostou da lista? Fique à vontade para indicar outros livros nos comentários. Montamos uma lista especial no site da Amazon com todas as indicações citadas nessa matéria. É possível acessar e comprar clicando AQUI (não é um post patrocinado, apenas para facilitar a sua vida).

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Letícia Pataquine

Formada em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é colaboradora do Nada Pop com pautas, principalmente, envolvendo mulheres com banda. É natural de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo.