segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Nada Pop

Angular, Asteroides Trios & João Gordo, Beer and Mess, Guermantes e F.E.I.D.L.

Os paulistas do Angular, grupo formado em 2017 e com integrantes que atuavam em paralelo em outras bandas, como Running Like Lions, os Thompsons, Explain Away, Rawfire, Rallye e Bawdramen, lançaram um belo clipe da faixa “Jogo de Cartas Marcadas”.

A música integra o álbum homônimo de 8 faixas e lançado em agosto do ano passado. Esse trabalho, inclusive, foi um dos 101 melhores lançamentos de 2019 – lista divulgada pelo Nada Pop que você confere AQUI.

De acordo com a banda, o clipe foi gravado antes da pandemia e apresenta bem o clima da música. “Não podemos nos submeter a um jogo no qual as regras sempre nos transformam em perdedores”, afirmou Peu Barbosa, vocalista. Ainda, como complementa Moises Bekerman, guitarrista do grup, esse é o principal significado da letra. “Não nos moldarmos aos conceitos pré-determinados de sucesso de família, carreira, trabalho, de vida em si. São conceitos que nos tornam pessoas medíocres, ordinárias e sempre perdedoras”, diz.

Com direção e montagem por Caio Saad, além de câmera e fotografia por Rick Costa, o vídeo foi filmado no 74Club, em Santo André (SP). Assista o clipe acima.

Não é nenhuma novidade esse lançamento, mas não custa nada falar desse interessante projeto do João Gordo (Ratos de Porão) com os Asteroides Trio, grupo paulista de rockabilly.

Com o título “Direito de Fumar”, a faixa desse clipe irá fazer parte do disco que será lançado pela Neves Records, em comemoração aos 40 anos de Ratos de Porão. A ideia é lançar 12 músicas emblemáticas da carreira do Ratos com versões punkabilly dos Asteroides com o Gordo nos vocais.

Direito de fumar foi gravada originalmente no disco Feijoada Acidente,  de 1995. Sendo a única música autoral do disco. Os ensaios estavam ocorrendo na casa do João e foram interrompidos temporariamente por conta da pandemia do coronavírus. Mas tá aí. A produção do clipe é assinada pela Caxão Produtora. Apoio de Ehrlund Microphones, gravação e mixagem por Addasi Addasi do Fuel Music Studio (EUA) e, respectivamente, de Brendan Duffey.

E Brasília mais uma vez deu as caras por aqui, dessa vez são os caras do Beer and Mess que no dia 12 de junho lançaram o clipe de “Cerveja e Bagunça”, single divulgado no ano passado pelo grupo. Apesar do clipe ser lançado no meio de uma pandemia e falar de encontros e festas, no final das contas, é possível entender que o vídeo faz é uma homenagem aos amigos e familiares que acompanham a banda nesses 12 anos de existência da Beer and Mess.

Lançado no mês de junho, o clipe de “Até Amanhã” da banda Guermantes, com origem em Nova Friburgo (RJ), é de certa a forma a cara de quem está respeitando o isolamento pela pandemia do coronavírus. Tem um pouco de tédio, tem solidão, tem música (obviamente), lentidão e vazio. Profundo, né? Bom, a faixa marca o retorno das atividades do grupo, que conta agora com uma nova formação e uma proposta, como a própria banda diz, “mais séria”.

Guermantes é formada, atualmente, por Panda Valmont (guitarra), Eloisio Michalski (baixo) e João Clemente (guitarra e voz). Ao longo dos anos, e novamente é o grupo quem diz, a banda foi um projeto sem muitas pretensões e raramente ensaiava ou se apresentava ao vivo. A realização mais significativa desta fase da banda foi o clipe da música “Time to Go”, concebido e realizado em 2018 pelo artista gráfico Eurico Luiz, na época baterista da banda.

Assim como outras bandas que antes cantavam em inglês e estão se voltando para a língua nativa, a Guermantes também enfrenta os novos desafios com essa mudança. “Decidimos pelo desafio de cantar em português porque ao ouvir a música nessa língua (ela havia sido primeiramente escrita em inglês) soou para nós como algo mais significativo e honesto. Somos fãs de muitos artistas que cantam em inglês e que não têm esta como sua língua nativa, inclusive muitos artistas brasileiros, porém para nós faz mais sentido agora, artisticamente falando, essa transmissão direta”, afirma o vocalista João Clemente.

Bom, essa será uma pouco difícil. Recebemos o “release” da banda F.E.I.D.L. por meio do selo Numavi Records, na Áustria. As bandas que integram o selo possuem como gênero o Indie, Lo-Fi, Grunge e Grindcore. Alguns projetos são interessantes, outros bem malucos. Para saber mais acesse: https://numavi.bandcamp.com/

Mas gostamos do som da F.E.I.D.L. e principalmente do clipe “Fünf Finger Rabatt”. São três integrantes cantando em alemão em um estilo punk rápido e pulsante . Para ter uma ideia ainda melhor, veja esses dois caras e uma mina ao vivo: https://bit.ly/3fFlAoA

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, editor e fundador do Nada Pop. Um dos organizadores do tributo ao SUB e apresentador do podcast Arte Inflama. Siga no Instagram: @nxdapop