sábado, 14 de novembro de 2020
Nada Pop

1º Resist Festival traz a música como resistência no dia 20 de junho

O Resist Festival – Música & Resistência, surge como um evento independente, envolvendo iniciativas individuais e parcerias para a promoção coletiva, valorização da cultura underground e de estímulo de luta contra as opressões políticas enfrentadas diariamente em diversas regiões do país.

No dia 20 de junho, na Zona Sul de São Paulo, dez bandas de punk rock se reúnem para celebrar a união e, juntas, serem a voz de excluídos da sociedade, representando a força popular e a busca do fortalecimento da cultura por meio da música. O evento será realizado a partir das 17h, no Feeling, que conta com dois palcos e toda infraestrutura necessária para as bandas e público. O local fica próximo do metrô Vila Mariana.

Flyer do Resist Festival

Entre as bandas convidadas está o 88não, clássico grupo do ABC Paulista, na ativa desde 2000. De acordo com o Nicolas, guitarrista da banda, o evento é uma manifestação política contra o atual governo presidencial do Brasil. “Vivemos um momento conturbado no nosso país, onde um presidente se elegeu com base em fake news bombardeadas em mensagens instantâneas. Ainda assim, grande parte das bandas e da galera que frequenta o meio em que estamos não entendem que o inimigo é muito maior. Buscar uma união entre as bandas, e um denominador comum, é essencial pra que se faça ouvir de maneira muito mais ampla. O simples fato de nós estarmos aí até hoje, depois de 20 anos, mostra que ainda temos muito a falar, como todas as nossas bandas parceiras que seguem firme nessa caminhada. Acredito que seguiremos forte lutando pelo mesmo que lutamos há duas décadas. Talvez não no mesmo ritmo, pois a idade chega e os compromissos particulares também, mas desistir jamais!”, comenta.

Playlist com as bandas que participam do 1º Resist Festival

Bandas

O line-up oficial conta com as bandas: 90 em Chamas, Rota 54, Fibonattis, O Preço, Avante!, Subalternos, Dope Times, Faca Preta, 88 Não! e Deserdados. Ao todo, mais de 25 bandas foram convidas para a 1º edição do festival com o intuito de promover a diversidade. Devido a agenda de shows e eventos particulares, nem todas puderam participar. No entanto, todas as bandas confirmadas lançaram algum material entre 2015 e 2019, e algumas irão promover single ou disco novo em 2020.

A censura de festivais

Para Lambão, vocalista da banda Deserdados, o Resist Festival surge em um momento onde devemos confrontar ainda mais as censuras que estão ocorrendo pelo país. “Atualmente, eventos como o Resist Festival são mais do que necessários, pois não se trata apenas de música. Estamos falando, também, de confrontar um modelo de sociedade que está na cabeça de muita gente atrasada. E essa gente quer enfiar esse modelo goela abaixo de todos nós: Uma sociedade cheia de gente burra, chata, que vive com medo, com poucos direitos, sem poder se expressar, entregando tudo para Deus, etc. Se assanharam com a chegada ao poder de uma leva de governantes fascistas. Neste bolo, além de ter a galera de sempre (que trabalha só para manter privilégios dos ricos), tem também malucos e pilantras da pior espécie. Um governo que tem desprezo pela liberdade artística, a ponto de colocar nazista para comandar a cultura do país”, diz.

O músico complementa com um importante apoio aos festivais que foram vítimas de censura, como a recente perseguição sofrida pelo Facada Fest, em Belém (PA), que estão sendo investigados por cartazes anti-Bolsonaro em inquérito aberto pelo ministro Sergio Moro. “Com esse clima, não demorou muito para começar a perseguição a artistas e produtores de eventos culturais, enquanto passam pano para milicianos e amigos corruptos. Ou seja, trata-se, também, de dar apoio a todos que estão sendo atacados injustamente por fazerem ou promoverem arte contestadora. Que o Resist Festival faça as pessoas se divertirem, extravasarem e manterem o espírito rebelde do rock e do punk. E também faça as pessoas estreitarem laços para realmente entenderem o que está acontecendo no país. Acho que assim poderemos dar combate”, concluí Lambão.

SERVIÇO

Limitados em 200 unidades, os ingressos antecipados estão disponíveis no site Sympla e na loja Stardust, na Galeria do Rock, que fica na Avenida São João, 439, no bairro República – SP. Mais informações estão disponíveis na página do festival no Facebook: https://www.facebook.com/ResistFestival2020/

1º Resist Festival – Música & Resistência
Quando: 20 de junho (sábado)
Onde: Feeling – Rua Domingos de Morais, nº 1.739 – Vila Mariana (SP), próximo ao metrô Vila Mariana
Ingressos antecipados no site: https://bit.ly/2wLTPJR
Página do evento no Facebook: https://bit.ly/38H5ebu

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, editor e fundador do Nada Pop. Um dos organizadores do tributo ao SUB e apresentador do podcast Arte Inflama. Siga no Instagram: @nxdapop