quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Nada Pop

Continue e a mensagem de luta contra as opressões do patriarcado

A banda Continue nasceu no ABC Paulista, no Estado de São Paulo, e tem como frontwoman a vocalista Natália Cauene, que juntos vem buscando e conseguindo cada vez mais espaço dentro do rock nacional. É uma estrada longa, que para uma banda com origem em 2017 tem se tornado realidade com letras que fogem do óbvio, peso de guitarras e uma vocalista que sabe impor a sua voz com força, mas sem perder a ternura (pegaram a referência dessa, né?).

Nesta terça-feira, 18, o grupo lançou o single e clipe da música ‘Autocontrole’, que serve com alerta, grito ou se preferir, mensagem para todas as mulheres lutarem por seus direitos e se unirem em nome de um bem comum: justiça e igualdade.

De acordo com o divulgado pelo grupo, a faixa tem como principal influência o livro de Angela Davis, ‘Mulheres, Raça e Classe’, que aborda opressões cometidas contra as mulheres – sobretudo as mulheres negras – no decorrer da história humana. “A partir dessa leitura, atrelei ideias do livro com situações em que o machismo ainda se faz presente. Quis ressaltar como as mulheres ainda são submetidas a opressões diárias, e que em alguns casos nós mesmas, mesmo inconscientemente, cedemos às armadilhas do patriarcado e adotamos comportamentos excludentes umas com as outras”, explica Natália.

O clipe é dirigido pela própria Natália, no qual também assina a direção Marco del Giorno, da produtora Insanidade Filmes. Marco é um profissional com um grande histórico na realização de clipes, entre outros tipos de produções no audiovisual. Entre elas está o documentário Punktoberfest de 2014, lançado pelo Nada Pop no mesmo ano (veja em nosso canal no YouTube).

No caso do clipe de ‘Autocontrole’, existe um olhar nas críticas e violências que as mulheres sofrem diariamente. Todas as pessoas que participaram se envolveram com o projeto, mesmo não sendo atores ou com qualquer ligação com artes cênicas. Essa participação também contribuiu para deixar a mensagem mais “orgânica”, como a própria Continue relatou (e concordamos).

Com o lançamento do clipe e single, cabe esperar os futuros sons da banda que possui o EP ‘Ciclo Sem Fim’, de 2018. No ano passado, a Natália foi uma das entrevistadas do podcast “O Dia Depois de Amanhã“, apresentado pelo Danilo, da banda La.Marca. No papo, que você pode conferir abaixo, a vocalista conta a sua trajetória e um pouco mais sobre as bandas Continue e Tourdelanave, outro projeto musical da qual integra.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, editor e fundador do Nada Pop. Um dos organizadores do tributo ao SUB e apresentador do podcast Arte Inflama. Siga no Instagram: @nxdapop