sábado, 26 de setembro de 2020
Nada Pop

O festival que reúne artistas suburbanas do Rio de Janeiro

Equipe ASA – Lab Oi Futuro. foto: Cacau Fernandes

Diversas iniciativas têm surgido nos últimos anos que incentivam a produção artística e profissional de mulheres. Esses projetos nasceram de uma enorme demanda de mulheres que são diariamente invisibilizadas por uma construção social que determinam que mulheres devem permanecer no ambiente doméstico, para servir, para ocuparem determinadas funções equivalentes ao seu gênero, classe, raça e todas as baboseiras que ouvimos diariamente. Mas isso está mudando, ainda bem!

O ASA (Arte Sônica Amplificada) é um exemplo disso. O programa tem o objetivo de aumentar o acesso e a atuação de mulheres na cadeia de som e música. As atividades combinam workshops e orientações para apoiar o desenvolvimento de suas carreiras a partir da investigação das potencialidades do som, da música, da tecnologia criativa e do desenvolvimento de uma comunidade de suporte e colaboração. As participantes selecionadas são desafiadas a desenvolver novas ideias e produtos, apoiadas pela mentoria de profissionais britânicos e brasileiros especializados na área do som e da música.

Rebecca Nora durante apresentação do projeto no ASA. foto: arquivo pessoal

Fruto desse edital, o Suburbia Festival de Arte Suburbana nasce do desejo de ocupar o subúrbio carioca com um festival que reúne música, formação musical, ativismo, gastronomia e artesanato, além de fortalecer a rede de mulheres trabalhadoras do mercado musical, tendo uma equipe e line-up completamente feminina e majoritariamente suburbana.

Idealizado pela cantora, compositora e produtora Rebecca Nora, o festival espera evidenciar a música das artistas que residem fora dos centros urbanos e resistem no mercado musical, além de constituir mais um eixo da complexidade cultural suburbana, buscando visibilizar essas mulheres e território múltiplos e historicamente excluídos.

Pré-estréia na Centro da Música Carioca Artur Távola/Tijuca – foto: arquivo pessoal

Depois do pré-lançamento no dia 9 de março, um dia após o Dia Internacional da Mulher, que reuniu diversas artistas e profissionais do panorama musical contemporâneo no Centro de Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, voltará para semear a proposta de um Festival de Arte Sonora Suburbano e celebrar a resistência e a memória das mulheres. O encontro será no dia 26 de outubro, a partir das 12 horas, na Arena Carioca Carlos Roberto Oliveira – Dicró, a programação está disponível aqui:

FESTIVAL SUBURBIA

Evento: https://www.facebook.com/events/2433680570081056/
Data: 26 de outubro
Horário: a partir de 12h
Pocket Shows a partir das 18:00 com: Banda Filhas de Maria + Afra + Trash no Star + Troá + Helen Nzinga + Slain + Anastácia + Pras Minaz
Local: Arena Carioca Dicró – Penha/ RJ
Endereço: Parque Ary Barroso, Penha. Entrada pela Rua : Flora Lobo
Entrada Gratuita
▼O festival conta com espaço infantil e a feira de economia solidária, que ocorrerão durante todo o evento▼

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Lety Trash

Lety Trash é editora do Nada Pop, além de guitarrista na Trash No Star, integrante da Errática, produtora na Efusiva Records e MOTIM, um centro de cultura no Rio de Janeiro.