domingo, 27 de setembro de 2020
Nada Pop

Der Baum usa a estética dos anos 80 em clipe de Veronika Robótika

A banda paulista Der Baum, com origem no ABC Paulista, divulgou no último sábado (13) o clipe de “Veronika Robótika”, que faz parte do terceiro EP de mesmo e lançado em 2015. O clipe, divulgado com exclusividade neste sábado (13), durante o show da banda no espaço 74Club, em Santo André, foi realizado pelo Coletivo 6, formado por  estudantes da Escola Técnica Roberto Marinho.O coletivo conheceu a Der Baum pela internet, entrou em contato e fez o convite para realização do vídeo que seria produzido com auxílio do corpo de professores e estrutura da escola. Durante as conversas a respeito do roteiro, foi definido que as referências seriam oitentistas, seguindo o mesmo padrão de estilo usado pela Der Baum para produção do EP. Após pesquisas, muito bate-papo e alterações, o roteiro foi definido e as filmagens tiveram início.

O clipe é uma clara referência ao filme “Mulher Nota 1000”, de 1985 e dirigido por John Hughes, que ainda conta com trilha sonora do grupo Oingo Boingo. No vídeo da Der Baum, é possível conferir o batera Cesar Neves interpretando um programador criando/simulando no computador uma mulher, interpretada pela Fernanda Gamarano, guitarrista e vocalista do grupo.

“O Cesar interpreta um personagem que seria um esteriótipo de um cara que quer construir a mulher perfeita. Ele tentar editar a personagem da Fernanda e, no fim, o software dá um pau porque a Fê se recusa a finalizar as mudanças”, explica Ian Veiga, tecladista da Der Baum.

A crítica ao machismo, que insiste em transformar a mulher num objeto sem personalidade, também está inserida na música que usa as referências dos anos 80 de forma bem humorada e dançante. Assista o clipe e não deixe de curtir a página da banda clicando AQUI.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, editor e fundador do Nada Pop. Um dos organizadores do tributo ao SUB e apresentador do podcast Arte Inflama. Siga no Instagram: @nxdapop