quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Nada Pop

Você quer ter uma banda? Quer estar em uma banda?

Então vou te contar algumas coisas…

A primeira coisa que seria bom ter em mente é, ter uma banda seria seu futebol de final de semana? Uma desculpa para tomar cerveja com os amigos? Um jeito de fugir um pouco da real e se divertir um pouco? Tocar algumas vezes no ano, na festa de aniversário do primo, tio, tocar na festa dos amigos! Isso é ótimo! Aliás seria o jeito mais saudável de se manter uma banda, pois você vai estar com os amigos e aquele vai ser o seu momento de diversão! Se essa for a sua ideia, já tá ótimo, não precisa ler o resto hahahahaha.

Agora a parte dolorida da história, você quer realmente ter uma banda séria? Se você não parou de ler o texto lá em cima, então realmente você pode estar a fim de ter uma banda de verdade. Muitos me perguntam, o que fazer para ter uma banda de sucesso?

Simples, dinheiro para investir, afinal você está querendo ter uma banda e fazer dela uma empresa, e para se construir uma empresa você precisa de dinheiro para investir.

O problema é que o dinheiro para colocar uma banda nas paradas não é pouco, no mínimo um milhão de reais. Se você tem isso, pode parar de ler aqui também, pois você já deve estar rodeado de gente querendo “trabalhar” com esse seu um milhão e fazer a sua super banda decolar!

Se você não se identificou ainda, e está lendo aqui, é por que você está realmente querendo ter uma banda de verdade e está na situação da maioria dos músicos e bandas que querem levar a coisa a sério mas não tem um milhão pra investir.

Porém, nem tudo está perdido, tenho aqui algumas dicas simples que podem te ajudar na hora de colocar sua banda pra rodar!

Antes de te contar essas coisas, lembrem-se que estou falando de você ter uma um trabalho de música autoral, e colocar sua banda na estrada.

A base de tudo é CONSTRUIR UMA BASE SÓLIDA DE FÃS.

Quem vai comparecer nos seus shows serão as pessoas que gostam da sua banda, quem vai comprar seu merchandise são as pessoas que gostam de sua banda, então sua base de fãs é a coisa mais importante que existe.

Então no dia que você tocar em um bar para 50 pessoas, não ache que você já está no topo do mundo, atenda os seus fãs, tome uma com eles, tire fotos, converse com eles, não se esqueça que você é uma pessoa tão normal quanto eles. E lembre-se que na segunda-feira você vai para o seu emprego igualmente a eles.

Outra coisa, organização, você precisa de um material, um bom material, então escreva suas músicas, contrate um produtor musical, vá para o estúdio e grave uma demo, ouça sua demo e se atente aos pontos que devem ser melhorados, ensaie, ajuste sua música, quando você sentir que está pronto, contrate um produtor, escolha um bom estúdio de gravação e grave o seu primeiro disco.

Próximo passo, você tem que ter um clipe, estamos na era da internet e na era visual, as pessoas ouvem música cada vez menos, hoje tem que ser música + imagem, então você tem que mostrar a sua cara, o seu visual, a sua banda em ação, dessa não tem como fugir, você terá que ter um vídeo clipe.

Não adianta nada você ter agora esse material e não ter onde colocar para as pessoas terem acesso, então crie seus canais de divulgação na internet, Facebook, Twitter, Youtube, Soundcloud etc…. existem diversos meios para você divulgar a sua banda.

Outra coisa muito importante, envie o seu material para os canais que divulguem as bandas do seu estilo. Existem hoje blogs, sites, rádios online, grupos no Facebook, eles precisam saber que sua banda existe, PORÉM, faça isso de uma forma correta, mande um breve release de sua banda, um release é um texto bem elaborado contando a história da sua banda, onde foi formada, quantos anos a banda já existe, onde tocaram, fale sobre os integrantes de forma objetiva, não adianta escrever um livro que ninguém vai ler, não adianta apenas mandar um link do Facebook, ou mandar apenas suas músicas no Bandcamp. Se possível, mande uma boa foto em alta qualidade digital e os links apontando corretamente para sua música e seu clipe.

Lembre-se que se você já tem um emprego, sua banda será o seu segundo emprego e sem ganhar nada, aliás você vai gastar no início. Tem mesmo certeza que quer ter uma banda?

A ideia principal é que a banda se pague, que ninguém tire do bolso, se você chegar nessa situação já se considere um vencedor na música.

Hoje em dia fala-se muito em GANHAR DINHEIRO COM MÚSICA, seja como banda, como produtor, como letrista, como instrumentista, mas fala-se muito pouco em TER UM PADRÃO DE QUALIDADE que o faça ganhar dinheiro, então, tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO que você for fazer com a sua banda, guie-se por um mínimo de padrão de qualidade, faça tudo muito bem feito, coloque o padrão e nivele por cima, o dinheiro será consequência.

Outra coisa muito importante, uma banda deve ter um líder, cachorro cuidado por 2 pessoas morre de fome…. então se você tem dificuldade ou um ego que não possa aceitar isso, vai ter problemas de relacionamento dentro de sua banda, agora pelo fato de a banda ter um líder não significa que você não precise fazer nada, a banda é uma empresa, se você não fizer nada no seu trabalho você será demitido, em uma banda é o mesmo.

Se você tem problema com um líder em uma banda, você pode optar por fazer sua carreira solo já de início também e logicamente vai ter que arcar com os custos disso, bem como não vai poder culpar ninguém pela sua falta de talento caso você afunde a sua carreira solo. Porém, pode colher os frutos sozinho caso dê certo.

Eu tenho 30 anos na música, não lembro ao certo quantos discos já gravei, quantos eu já produzi, pelo menos quatro tours pela Europa, quantas vezes eu subi em um palco eu não saberia dizer também, eu escreveria um livro aqui se eu for colocar todos os assuntos e situações em que eu passei, mas quero deixar aqui minha pequena contribuição quee realmente que possa ter ajudado as pessoas de alguma forma a seguirem em frente com o seu sonho de ter uma banda.

Um grande abraço a todos.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Avatar

André Curci é produtor musical, além de guitarrista da banda Statues on Fire. Visite também a sua página para obter dicas e conhecer mais sobre o seu trabalho como músico e produtor.