terça-feira, 22 de setembro de 2020
Nada Pop

Two Hands Records irá lançar tributo ao Nitrominds

Uma das principais bandas do hardcore tupiniquim ganhará um álbum tributo com a participação de várias bandas nacionais e internacionais. O Nitrominds, que anunciou o fim de suas atividades em 2012, será homenageado por 20 bandas que, de alguma forma, foram influenciadas pelo power trio de Santo André.

O lançamento do tributo será feito pelo selo Two Hands Records que conversou um pouco com o Nada Pop para falar a respeito desse projeto. O papo foi feito com o Fabio Chagas, responsável pelo selo.

Quantas e quais bandas fazem parte do tributo? 
Fechamos com vinte bandas, porém, até o momento, quinze entregaram os trabalhos. Acredito que mais três entregarão até o prazo final.

As bandas são: Sistema Sangria, Austin, Bullhead, Mollotov Attack, Taiko, Caffeine Blues, Kacttus, La.Marca, NOX, Ação Direta, Gagged, QI?, Bambix, Typhoon Motor Dudes, Daniel Blume, Fistt, 350 ml e Plastic Fire.

Qual o critério nas escolhas dessas bandas?
O critério fundamental foi o Nitrominds ter participado de alguma forma na vida dessas bandas, com influência, amizade, shows, etc.

nitrominds

Nitrominds: Edu Nicolini, Andre Nitrominds e Lalo Tonus

Como o projeto foi organizado nesse sentido, ou seja, as bandas escolheram as músicas ou vocês pediram para que elas tocassem determinada música?
As bandas ficaram livres para escolher as músicas e livres para fazerem versões se quisessem, algumas bandas foram fiéis à versão original e outras fizeram modificações colocando a cara de sua banda na música.

Quando será lançado o tributo? Existe previsão?
Será lançado no começo de abril deste ano. Espero que nada atrase… (risos).

Será vendido em lojas (galeria do rock, por exemplo), só pelo selo de vocês? Como será feita essa distribuição? Além disso, já existe ideia do preço? 
Pretendo fechar uma parceria com alguma loja na galeria do rock para fazer a venda exclusiva e atender a cidade de São Paulo. No ABC tem alguns lugares já conhecidos pela galera e só preciso deixar umas cópias lá. Para a galera dos outros Estados pretendo usar os distribuidores regionais e o selo também terá um canal de vendas direto para atender aos pedidos pela internet e envio pelos correios. A questão do preço ainda não está definida, mas será a média de mercado para CDs undergrounds.

Two Hands Records – Idealizadora do Tributo ao Nitrominds

Será feito algum show de lançamento do tributo? Já existe lugar em caso afirmativo?
Sim, tenho planos de fazer uma festa de lançamento, mas ainda não tem data nem local definido.

Algum integrante do próprio Nitrominds faz parte do projeto?
Não, mas todos eles (André, Edu e Lalo) têm ajudado muito com informações e contatos da banda, inclusive o André liberou um acesso de administrador para mim na página do Nitrominds no Facebook para ajudar a divulgar o tributo para os fãs da banda. Isso tem sido fundamental para o sucesso do trabalho.

O álbum contará com a participação de cada banda tocando uma ou mais músicas do Nitrominds? 
Cada banda tocará uma música. Uma curiosidade é que o Galo da banda Ação Direta gravou o baixo de Imperialism (Ação Direta) e Usefull For Losers (Bullhead).

Qual a importância do Nitrominds, na opinião do selo, para o hardcore e o cenário independente? O que simbolizará esse tributo? 
Sou suspeito para falar sobre isso… (risos). Sou muito fã da banda, os conheço desde 1997, comprando CDs, indo aos shows e vendo tudo que eles fizeram, muito trabalho sem parar!

Os caras fizeram treze tours internacionais e no Brasil foram para todos os lados, mais de dez CDs lançados, coletâneas perdi a conta! Uma banda que realmente levava o trabalho e o hardcore a sério. As letras também com muitas reflexões sociais e mensagens positivas! O André em particular trouxe muitas bandas para o Brasil e agilizou muitos shows e lançamentos legais através do selo NITROALA. O envolvimento da banda foi total! O Tributo simbolizará um “OBRIGADO NITROMINDS”.

************************************************

O Fabio ainda agradece aos patrocinadores do tributo: Estúdio Monophono, Q Arte Studio e Chagaz Tattoo.

Para acompanhar as novidades do tributo basta acessar a página da Two Hands Records no Facebook. CLIQUE AQUI

Para assistir uma prévia do álbum basta clicar AQUI.

Formada em Santo André, o Nitrominds surgiu em 1994. O último trabalho da banda foi o álbum “Looking for a Hero”, de 2011.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, editor e fundador do Nada Pop. Um dos organizadores do tributo ao SUB e apresentador do podcast Arte Inflama. Siga no Instagram: @nxdapop