domingo, 18 de agosto de 2019
Nada Pop

10 filmes para conferir no In-Edit 2015

Por Maurício Martins, Rafael Galhardo e Mateus Sobreira

O Festival Internacional de Documentário Musical, o In-Edit Brasil, chega a sua 7º edição com dezenas de filmes que contam mais sobre personagens e histórias da música de todo o planeta.

A programação do festival, que segue até o dia 12 de julho em São Paulo, e de 14 a 19 do mesmo mês em Salvador, traz muita coisa sobre punk e hardcore, entre outras coisas que merecem sua atenção.

A programação completa e locais de exibição dos filmes pode ser conferida AQUI. No entanto, relacionamos abaixo 10 documentários para você assistir sem se arrepender.

10 documentários para assistir no In-Edit – Nada Pop Recomenda

The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead – Toda vez que se fala da historia do punk as pessoas se lembram do Sex Pistols e do Clash. Mas o Dammed esteve lá, viveu o punk e ajudou a formar a cena que até hoje existe. Um filme que une o passado e o presente.

Basically, Johnny Moped – Johnny Moped nasceu com o nome de Paul Halford e logo no inicio da cena punk formou uma banda com Chrissie Haynde (The Pretenders) e Captain Sensible (The Damned). Uma banda Punk com o vocalista mais estranho e autêntico na época, vivia uma vida no limite com anfetaminas e um casamento com uma mulher muita mais velha. Eletrizante e hilariante as historias que esse filme conta dessa figura única.

Salad Days: A Decade of Punk in Washington DC – A capital do mundo capitalista foi tomada pelo Punk e se transformou no berço do Hardcore. Bandas, selos, músicos formidáveis que gritavam questões politicas causaram um dos maiores marcos da historia da musica, tudo em Washington e esse documentário mostra isso e um pouco mais.

I Need A Dodge! Joe Strummer on the Run – Com o fim do The Clash, Joe decidiu viver uma vida “normal” na Espanha. Mas logo foi reconhecido com alguns músicos locais que logo se tornaram seus amigos. E dessa época, um certo carro se tornou a obsessão dele, carro que ele estacionou e perdeu em Madri. O filme decide correr atrás desse carro com a ajuda de seus amigos espanhóis e no caminho contar sobre essa época de Joe. Um filme necessário para os fãs do Clash.

Sem Dentes – O Banguela Records e a Turma de 1994 – O Rock nacional deve muito a Banguela Records um selo independente financiado pelos Titas. De lá muitos dos grupos dos anos 90 saíram para o mundo, como Raimundos e Maskavo Roots. Com entrevistas dos envolvidos mostrando as loucuras e insanidades aprontadas, esse é um filme que mostra que o Rock nacional é forte e ainda vive.

Racionais MC’s – 25 anos no movimento – Talvez o maior grupo de RAP do Brasil, falando sobre a realidade da periferia eles completam 25 anos de estrada. Toda essa caminhada e essa luta para ser a voz da periferia é mostrada nesse documentário genial.

Eu sou Carlos Imperial – Um Cafajeste genial, compositor, produtor, ator etc. Um verdadeiro artista, um dos responsáveis pela jovem guarda no Brasil, esse foi Carlos Imperial, uma vida de filme, de um ótimo filme.

B-Movie Lust & Sound – Para entender melhor a musica da Berlim Oriental e decifrar sua postura e atitude tão especifica. Um documentário para quem gosta de musica.

Um lloc on caure mort – Um filme feito para mostrar como ser um ótimo pai mesmo sendo punk, algo que contraria toda a ideia que a sociedade tem, um documentário muito interessante.

Don’t Think I’ve Forgotten: Cambodia’s lost Rock and Roll – Uma amostra da “Jovem Guarda” do Camboja, mas ao contrario da nossa ela foi afetada drasticamente pela guerra, um documentário surpreendente.

BÔNUS! Nossa 11º indicação

Mr. Dynamite: The Rise of James Brown – Ele não poderia ficar de fora dessa, o Godfather of Soul e do Funk (não confundir com o tal funk carioca), além do Hip Hop. James Brown revolucionou a música com sua banda, suas canções e principalmente com suas interpretações explosivas. Show man de corpo e alma.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Nada Pop

Nada Pop é um espaço sobre punk, hardcore e alternativo.

%d blogueiros gostam disto: