terça-feira, 24 de outubro de 2017
Nada Pop

Wagner Cyco, guitarrista do Mollotov Attack, lança exposição na Casamarela

Wagner Cyco é guitarrista do Mollotov Attack, uma das principais bandas de hardcore do ABC Paulista. Além de músico atuante no cenário independente, seu trabalho no dia a dia envolve escapamentos e acessórios automotivos. A partir desse trabalho começou a transformar sucatas e outros materiais que teriam como destino o lixo (ou centros de reciclagem) em obras de arte. São peças que remetem ao universo do próprio punk e hardcore, usando com grande habilidade uma máquina de solda para dar vida a essas obras. Segundo conta, essa veia artística já vem de pai para filho.

“Isso começou com meu pai e meus tios nos anos 70. Na época, para mostrar suas habilidades na solda e nas adaptações de escapamentos, as oficinas faziam esses bonecos. Era meio que a propaganda, saca? Aqui na loja (que era do meu pai, em sociedade com um irmão dele) tinham dois que já ficaram até expostos no MASP”, diz Wagner.

Mollotov Attack – Da esquerda para direita: Bollaxa (baixo), Didi (bateria) e Wagner Cyco (guitarra). Foto: divulgação

Cyco é uma daquelas pessoas com mais de uma habilidade, mas que consegue juntar essas habilidades para criar algo novo com base apenas na sua imaginação e influências. Porém, tanto a criação das obras quanto a realização da exposição aconteceram naturalmente e de forma simples.

“Desde moleque eu e meu irmão já ‘fazíamos’ uns brinquedos. Pedia para o meu pai soldar e tal. Agora não me lembro se foi no final do ano passado ou no começo desse que encontrei um pedaço de um desses bonecos, que comecei e ficou abandonado aqui por alguns anos. Terminei ele. Depois comecei um outro, e mais um… Foi ficando cada vez mais divertido. Quando percebi, já tinha gente querendo comprar, tirando foto o tempo todo e falando em fazer exposição”, explica.

Wagner conta que o convite para exposição na Casamarela surgiu pelo próprio Arnaldo Zambone (curador do espaço), que ficou sabendo por alguns amigos em comum sobre as suas obras. Entre grafites e exposições, mais de 30 artistas apresentam seu trabalho na Casamarela, que fica na Rua Alberto da Silva, número 386, no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo do Campo (SP).

Além da exposição do Wagner e de outros artistas, a Casamarela também é um espaço para bandas. O próprio Mollotov Attack já fez shows no espaço. Para conferir a agenda do local só é preciso acessar a página da Casamarela no Facebook – basta CLICAR AQUI.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.