Amanda Palmer - Foto divulgação
Amanda Palmer - Foto divulgação

Uma nova forma de se relacionar com a música: deixe as pessoas pagarem

Em palestra no TED (Technology, Entertainment, Design), Amanda Palmer diz: “não faça as pessoas pagarem pela música, deixe que elas paguem”. Em uma palestra visceral, que começa nos seus dias como artista de rua (deixe um dólar no chapéu para a noiva de 2,4m), ela examina o novo relacionamento entre o artista e o fã. Assista o vídeo acima.

capa_artedepedir

Capa do livro “A Arte de pedir”, de Amanda Palmer

Vocalista e pianista da The Dresden Dolls, Amanda também é autora do livro “A Arte de Pedir”, no qual pode ser considerado um retrato perfeito da boa conexão entre o artista e seu público. Em resumo, após desligar-se de sua gravadora, Amanda recorreu ao então recém-lançado Kickstarter, site de financiamento coletivo, para convidar os fãs a colaborar financeiramente para a produção do próximo álbum de sua banda. O projeto arrecadou mais de 1 milhão de dólares, recorde que chamou atenção tanto da imprensa como da indústria fonográfica. Desse episódio surgiu o convite para palestra nos TED Talks. O tema: saber pedir.

Desdobramento inevitável da palestra homônima, o livro A arte de pedir trata essencialmente de recorrer ao outro, sem temor, sem vergonha e sem reservas. Por que não pedimos ajuda, dinheiro, amor, com a mesma naturalidade com que pedimos uma cadeira vazia num restaurante ou uma caneta, na rua, para fazer uma anotação? Pedir é digno e necessário, e é a conexão entre quem dá e quem recebe que enriquece a vida humana, defende Amanda. Longe de ser um manual sobre como pedir, o livro é uma provocação bem-vinda e urgente, que incita o leitor a superar seus medos e admitir o valor de precisar e doar ajuda, sempre.

SOBRE Nada Pop

Nada Pop
Nada Pop é um espaço sobre punk, hardcore e alternativo. Além disso, traz matérias, entrevistas, artigos, entre outros assuntos relacionados com o mundo da música e sociedade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*