quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Nada Pop

Sugestões de como compor uma música | André Curci

YoutubeCast #5 No ar! Seja bem vindo!

Compor uma música é um processo criativo, é uma forma de expressar o seu sentimento através de letra e melodia juntas.

Existem pessoas que passam a vida inteira tentando escrever uma música completa e não conseguem, ao passo de que existem pessoas que escrevem bem por natureza, isso é um fato, assim como existem pessoas que possuem mais facilidade ou habilidade para outras tarefas, a verdade é que “todos podem compor”.

Compor é um exercício quanto mais pratica-se mais este processo fica natural, porém não existe uma forma “correta” ou uma “lição” ou uma “receita de bolo” de como compor uma música, cada pessoa desenvolve uma forma particular de como juntar as ideias com melodia e finalmente ter uma música pronta.

E quando tocamos em uma banda? Como compor?

Para quem toca em uma banda, fica mais fácil compor juntos, ou seja, alguém pode vir com a melodia primeiro, ou alguém pode vir com uma boa letra e pronto, este é o ponto de partida para sair uma nova música, essa letra pode ser colaborativa, ou seja todos os membros podem adicionar ou excluir parte da letra também.

Por curiosidade, nas bandas em que eu toco uma pessoa apenas compõe a letra.

Musica encomendada!

Desde o período Clássico, Barroco, as músicas eram encomendadas, ou seja, o Rei, ou alto Clero, encomendavam músicas para os compositores da época para determinados eventos, como Casamentos, Enterros, Festas, Posses de membros do alto escalão das cortes e por aí vai. Hoje em dia existe um mercado para compositores, muitas musicas tornam-se sucessos nas vozes de artistas conhecidos, porém as musicas foram escritas por compositores que nem sempre são famosos, porém são bem pagos. É uma forma de ganhar dinheiro com música, porém é diferente de compor algo que você está sentindo em um momento específico e traduzir aquilo em uma composição própria.

O bom de tudo isso é que escrever e compor é algo livre, é só deixar a mente viajar sobre um assunto e ir registrando tudo até virar uma música completa.

Neste episódio eu faço uma reflexão sobre 4 pontos básicos que vão te ajudar a organizar melhor a forma de compor, basta ouvir e colocar em prática e em breve espero ver a SUA MÚSICA PRONTA.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

André Curci é produtor musical, além de guitarrista da banda Statues on Fire. Visite também a sua página para obter dicas e conhecer mais sobre o seu trabalho como músico e produtor.