quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Nada Pop

Prepare-se para gravar tudo! Tudo mesmo!

Prepare-se para gravar tudo e prepare-se para os resultados que isso pode lhe trazer. Positivos e ou negativos.

Isso serve tanto pra você como músico quanto para sua banda.

Hoje com um celular simples em mãos temos como captar qualquer gravação.

“Existem bandas que acabam durante a gravação do primeiro disco”.

Se você nunca ouviu falar dessa história, ela é bem real, eu mesmo já presenciei isso acontecer com algumas bandas.

Quando estamos tocando, nosso cérebro tem que se preocupar com várias threads ao mesmo tempo, coordenar mão direita, mão esquerda, ativar efeitos, para quem canta e toca ao mesmo tempo, o cérebro tem que acessar a memória para lembrar a letra da música, logicamente nós não percebemos que o cérebro está trabalhando todas essas funções, é quase transparente para nós.

Faço a seguinte pergunta, quantas vezes você viu a filmagem de algum show e pensou “nossa que legal!”. E depois parou para o ouvir somente o áudio?

Se nunca fez isso, pode preparar esta experiência, assista o vídeo de um show, de preferência da sua banda, depois feche o olho e se concentre apenas no áudio, então você vai perceber que a coisa pode não estar tão bonita assim.

Isso acontece até mesmo com nossas bandas, quando estamos tocando não temos total percepção de como está o som, muitas vezes até pela posição que estamos no palco, no palco o som com certeza está totalmente diferente do que está saindo para o público nos P.A.s, portanto em cada lugar o som chega de uma forma.

Muitas vezes inclusive a banda pode estar tocando muito bem, mas o equipamento do local não ajuda, e lá na frente o som não vai estar soando satisfatório, isso não é culpa da banda logicamente, tão menos do técnico de som que fica refém do equipamento.

Gravar tudo sempre, serve tanto para você perceber se a sua execução e de sua banda está legal, e até mesmo para sacar se lá na frente, para o público, o som chegou bacana!

Minha sugestão, saia gravando tudo, ensaio, show, principalmente quando estiver compondo algo novo, então você terá parâmetros e dados para comparar e perceber a evolução das coisas.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

André Curci é produtor musical, além de guitarrista da banda Statues on Fire. Visite também a sua página para obter dicas e conhecer mais sobre o seu trabalho como músico e produtor.