terça-feira, 16 de outubro de 2018
Nada Pop

Os Cabeloduro: banda brasiliense retrata o Brasil no álbum “A Gente só se Fode!”

Os Cabeloduro – Foto: divulgação

Existem álbuns que conseguem retratar fielmente a situação de uma sociedade ou país e transmitem a realidade nua e crua de uma população. Foi assim com o “Sandinista!”, do The Clash, ou “Nunca Fomos tão Brasileiros”, da Plebe Rude.

“A Gente Só Se Fode!”, da banda brasiliense Os Cabeloduro, é um retrato da atual e doentia sociedade brasileira e seu crescente conservadorismo. Sem contar as maracutaias políticas que existem desde o descobrimento do Brasil e que agora são mais escancarados do que nunca, quase sempre com apoio da mídia e consentimento dos cidadãos que deveriam estar nas ruas quebrando tudo…

Com um álbum forte e coeso do início ao fim e impactante desde a primeira música, Os Cabeloduro voltam após 12 anos sem gravar, ainda mais significativos e relevantes para o cenário do punk nacional. É provável que a nova formação do grupo, que conta agora com Hélio Gazú (vocais), Guilherme (baixo), Ralph (guitarra) e Daniel Quirino (bateria) tenha renovado e transbordado a raiva acumulada durante todos esses anos.

A capa da revista Time, de 1968, em comparação com a capa do novo álbum da banda Os Cabeloduro.

A capa do álbum foi feita pelo Túlio (DFC) e é uma referência clara aos protestos de Baltimore (EUA) e a repressão policial aos negros americanos. Segundo conta Gazú, essa foi uma mensagem contra o extermínio da juventude negra nas periferias do Brasil.

Em resumo, se você se sente um brasileiro que rala pra caramba e só se fode, esse álbum pode ser a trilha perfeita para os seus dias. Vale destacar o som de “Fim do Caminho”, última faixa do álbum, que é uma versão da música “Águas de Março” (Tom Jobim) que traz o crack como temática simbolizando a degradação causada por essa droga em jovens de diferentes classes sociais. Essa versão lembra uma outra versão feita pelo Criolo para a música “Cálice”, do Chico Buarque (assista AQUI).

Adquira o álbum “A Gente só se Fode!” diretamente pelo site da Monstro Discos: www.lojamonstro.com.br. Curta a página da banda Os Cabeloduro clicando AQUI. Ouça abaixo o álbum diretamente no Spotify.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: