terça-feira, 16 de outubro de 2018
Nada Pop

O Pulso Ainda Pulsa: um papo com os idealizadores do tributo ao Titãs

tributo_titas_capa

Capa do tributo “O Pulso Ainda Pulsa”, que traz 33 bandas homenageando o Titãs – Arte por Leo Buccia.

Os sites Crush em Hi-Fi, do João Pedro Ramos, e Hits Perdidos, do Rafael López Chioccarello, são os responsáveis por organizar um dos tributos mais bacanas dos últimos tempos. Com o nome de O Pulso Ainda Pulsa, o projeto reúne 33 bandas autorais e independentes para homenagear os Titãs em releituras de canções clássicas do grupo formado originalmente por Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung. Só para constar, Ciro Pessoa saiu da banda em 1984 (dois anos depois do início do Titãs) e no mesmo ano André Jung é substituído por Charles Gavin.

O tributo pode ser ouvido e baixado aqui: http://www.opulsoaindapulsa.com.br. Participam do projeto Abacates Valvulados, Aletrix, All Acaso, BBGG, Camila Garófalo, Cigana, Color For Shane, Danger City, Der Baum, FingerFingerr, Giallos, Gomalakka, Horror Deluxe, Jéf, Moblins, Mundo Alto, Nãda, Não Há Mais Volta, Paula Cavalciuk, Pedroluts, Penhasco, Porno Massacre, Ruca Souza, SETI, Sky Down, Subburbia, Subcelebs, The Bombers, Thrills And The Chase, The Hangovern, O Bardo e o Banjo, Videocassetes e Ostra Brains.

Em conversa com o João e o Rafael, a primeira coisa que perguntei foi: os titãs estão sabendo do tributo? A resposta foi um riso meio inseguro, pois com o lançamento do álbum surgiu uma apreensão natural do tipo: “Será que eles vão gostar? Será que vamos ser processados?”. Mas como foi possível perceber, os Titãs não só elogiaram e gostaram da iniciativa, compartilhando o trabalho nas redes sociais da banda, como o próprio Sérgio Brito fez elogios rasgados para o tributo (confira AQUI).

Na sequência do papo, João conta que a inspiração para esse projeto surgiu dos tributos que já rolaram como o do Scream & Yell (sobre o Milton Nascimento), o “Brazilian Sabor” (de 2007, com versões de Faith No More), além de todas as coletâneas de covers que rolam, como o popular “Kiss My Ass”.

“Eu sou fã dos Titãs, acho que é minha banda brasileira preferida, isso ajudou a me mexer para o projeto e falar com o Rafa”, explica João.

Além disso, segundo o Rafael, o projeto também visava contribuir para divulgar bandas independentes que pudessem se interessar por esse trabalho. Juntos, fizeram o convite para as bandas e desenvolveram o projeto durante nove meses. “Mas ainda tava falando uma peça no quebra-cabeça. Não queríamos COVERS. Pedimos para as bandas reconstruírem as músicas e que podiam usar o artifício que quisessem”, conta Rafa.

Já a seleção das bandas foi um desafio à parte. João relembra que a lista inicial contava com mais de 50 nomes e que foram entrando em contato com cada um dos grupos, resultando na seleção das bandas que toparam participar.

Com o projeto em andamento, criaram um site para eternizar o tributo e que traz diversos detalhes em relação as bandas, como fotos, informações de gravação (estúdio, produção, mix e masterização), curiosidades e até vídeos. A arte da capa do álbum foi feita pelo Leo Buccia que conseguiu traduzir em imagem a ideia do projeto.

Para o Rafael, além do tributo contribuir para uma “redescoberta” do Titãs e sua importância dentro do rock nacional, também faz que o novo apareça. “Queremos que o público vá atrás do material autoral”, diz.

O resultado final do tributo surpreende e seus idealizadores deixam um recado para quem se interessar pelo projeto: “esperamos que ouçam com carinho, que se divirtam afinal a vida é mais do que sexo, drogas e diversão (risos). Que não parem o tributo nele. Espero que estendam a audição ao material autoral das bandas independentes que fazem ‘um corre’ danado todo o dia: apesar das dificuldades”.

o_pulso_ainda_lancamento

Lançamento do tributo “O Pulso Ainda Pulsa” acontece no dia 28 de agosto na Associação Cultural Cecília.

No próximo domingo (28), será realizado o lançamento virtual do tributo na Associação Cultural Cecília. Durante o evento haverá discotecagem 100% rock nacional com os próprios João Pedro Ramos e Rafael Chioccarello, pôsteres do tributo, discos e merch das bandas participantes. No palco terá uma jam com banda formada especialmente para o lançamento, com integrantes de bandas do projeto (Der Baum, Penhasco, Pedroluts, The Hangovern) fazendo versões de sons clássicos dos Titãs!

Também vai ter comida por um preço justo com a Da Casa Hamburgueria, opções de carne e vegetarianas, fritas, onion rings e até pudim! O show acontece às 19h.

SERVIÇO

Lançamento “O Pulso Ainda Pulsa”
Dia 28 de agosto, domingo, às 17h
Associação Cultural Cecília
Rua Vitorino Carmilo, 449
Santa Cecília – SP (metrô Marechal Deodoro)
Entrada: R$10 (em dinheiro. O bar também aceita débito)
Link do evento no Facebook: http://migre.me/uKNOk

Não esqueça, ouça e baixe o tributo: http://www.opulsoaindapulsa.com.br

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: