terça-feira, 14 de agosto de 2018
Nada Pop

Loucos d’la Mente: “aqui a união não fica só no discurso”

Antes de qualquer estranhamento ou de qualquer pré-julgamento vamos a dois fatos fundamentais aqui. Primeiro: Loucos d’la mente é um grupo de rap. Quer dizer, isso não é totalmente verdade. Pra ser mais preciso trata-se OriginalHipHopRapAcústicoMPBlack. Bem, acho que ninguém poderia fazer uma melhor descrição, tanto que esse é o título do EP dos caras. Segundo: isso deveria ser uma resenha desse EP, porém diante de tamanha originalidade e iniciativa me pareceu mais sensato falar um pouco sobre o grupo antes.

Formado por Kokão Ofrente (voz), Bux Aoples (voz), Click Clé (voz), Pit Bull (voz & beat box), Edy Tula (voz e violão), B.Roots 13 (cajjon), Bob Ciclo (guitarra) e Alexandre (baixo e guitarra), os Loucos já deixam claro que a proposta aqui foge um pouco da corrente mais tradicional do rap e que o trabalho faz jus ao título do mesmo. Essa formação diferente, com uma banda sendo responsável pelo groove que abastece as metralhadoras vocais lá na frente acabou sendo a semente para a dinâmica única do grupo. Ao sair de casa para ver uma apresentação dos ‘Loucos d’la mente’ você corre o risco de encontrá-los desde em um formato acústico, de cajjon e violão, em um ambiente intimista e acolhedor quanto em um palco gigante, num show elétrico, de bateria, guitarra e todo o barulho a que se tem direito. Aproveite e no caminho passe em uma farmácia e compre algumas pastilhas para a garganta, afinal, eu desafio qualquer um a assistir uma apresentação dos caras e não cantar junto a avalanche de refrões irresistíveis que a banda produz. Você pode (e deve) sair rouco de lá. E vai ser uma pena, porque não vai conseguir parar de cantar esses mesmos refrões pelos próximos dias. Vai por mim, experiência própria.

Voltando ao EP… São 7 faixas. Após uma breve intro começa ‘Nóis no proceder’ e você passa a entender algumas coisas. Uma delas é que eu não estava brincando quando falei que os refrões eram irresistíveis. Outra é que foi realizado um excelente trabalho na produção, que conseguiu encaixar de uma forma perfeita tantos timbres e estilos de voz distintos. Seja na sagacidade ácida de Kokão à suavidade da voz de Pit Bull, tudo tem seu lugar. A agressividade vocal de Bux Aoples, mais evidente na faixa ‘Fúria negra’ sugere uma inspiração no maestro do Canão, Sabotage. Tire suas próprias conclusões. Também não dá pra deixar passar o grave brutal de Click Clé fazendo contraponto com Tula, em outra grande sacada, que só um entrosamento de uma verdadeira família poderia encontrar.

O groove convida pra dançar o tempo todo e os belos arranjos criam o clima perfeito. ‘Sabe qual é’ flerta com o reggae enquanto ‘Favela no rap’ coloca a casa de mãos pra cima cantando a plenos pulmões. Se a ideia de um EP é dar uma pequena amostra do arsenal da banda em questão, e deixar um gostinho de quero mais, pode colocar mais um ponto na ficha dos caras. Sensação reforçada depois do convite digno do desafio da Esfinge em ‘Devoro’, com participação de Natália Campana, última faixa do disco.

ldm_02

Loucos d’la Mente – Crédito: Debora Sousa

Não bastasse todo o talento, dedicação e capricho dedicado a cada detalhe da produção desse EP, em tempos de crise e pessimismo generalizado, a família LdM ainda tira mais coelhos da cartola. Os caras acabaram de inaugurar uma loja e barbearia no bairro do Ipiranga, zona sul da cidade de São Paulo, onde além dos cortes e penteados, ainda comercializam todo o merchandise (como vinis, CDs, camisetas e jerseys), não só da banda como de grupos parceiros, deixando ainda mais claro que aqui a união não fica só no discurso.

Com tantos pontos positivos, é apenas uma questão de tempo até que os ‘Loucos d’la mente’ se tornem um dos grandes nomes da cena rap paulistana e nacional. Vontade e proceder, já ficou claro, não vão faltar.

Formação da Banda Loucos d’la Mente

Kokão Ofrente – voz
Bux Aopless – voz
Pit Bull – voz e beat box
Click Clé – voz
Edy Tula – voz e violão
Bob Cilclo – guitarra
Alexandre – baixo
B.Roots13 – Cajjon percussão

Contato para shows: (11) 2352-4830 / (11) 94698-8403

Para baixar e ouvir os sons
https://soundcloud.com/loucos-dla-mente

Loja LDM
https://www.facebook.com/LOJA-LDM-Aopless

Facebook da LDM 
https://www.facebook.com/LoucosDlaMente

Instagram
https://www.instagram.com/loucosdlamente_oficial

Twitter
https://twitter.com/ldm015

YouTube
https://www.youtube.com/channel/UChJiFDSvg7vay5s2Z-ozycg

Fotógrafa Debora Sousa
https://www.facebook.com/DeborahSousaFotografia

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Wagner Cyco

Wagner Cyco é guitarrista das bandas Mollotov Attack e Irmã Talitha, além de exímio guitarrista reconhecido pelo seu trabalho.

%d blogueiros gostam disto: