segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Nada Pop

Letall: Máquina de Propaganda Tour – Minas Gerais (abril de 2017)

Letall – Tour Minas Gerais – Foto: arquivo da banda

Por Paulo Gepeto

A ideia de realizar essa tour é antiga e veio a se tornar viável graças ao calendário favorável com três feriados prolongados no mês de abril e ao envolvimento dos amigos, fãs e parceiros da banda.

Isso me incentivou a arregaçar as mangas e trabalhar forte para agendar oito shows em sete cidades mineiras durante os finais de semana de abril, do dia 7 ao dia 30!

Foram cinco meses de contatos, troca de ideias, cálculos e levantamentos de custos e muita, muita logística. Quatro músicos na estrada, tarefas dividas e bora fazer acontecer!

Fizemos a tour toda de carro, viajando apenas os quatro músicos, sem roadies, sem técnico de som, na raça mesmo!

Esse tipo de rolê demanda um trabalho pesado para todos os envolvidos. Dirigir por horas e horas, montar e desmontar equipamentos, noites mal dormidas e muita energia aplicada.

Rodamos 5.263 km!

Cambuí, Itabira, São Tomé das Letras (2 datas ), Belo Horizonte, Itaúna, Divinópolis e Varginha foram as cidades visitadas pela Letall. Abaixo segue um breve relato.

Letall em BH – Foto: arquivo da banda

07.04 – CAMBUÍ / MG – CPB

O CPB é um bar underground pilotado pelo nosso brother Manoel, também baterista da banda TUMBEIRO.

O local é bem legal, aconchegante e tem uma boa acústica. É um point da galera ROCK da cidade e da região! Já havíamos tocado lá no ano passado e voltar foi muito massa. Público animado e participativo.

Nessa noite dividimos o palco com as lendas SECURITATE, com 19 anos de estrada, e com TUMBERO e COVA RAZA! Grande noite!

08.04 – ITABIRA / MG – ESTÁDIO ISRAEL PINHEIRO

Nosso grande desafio foi chegar em Itabira. Foram horas e horas de viagem.

A cidade fica a 536 km de Cambuí e 687 km de São Paulo e viajamos praticamente o dia todo para chegar lá e no dia seguinte para voltar a SP.

Itabira é uma cidade bonita que fica num vale cercado pelas mineradoras. Ouvimos algumas histórias revoltantes sobre a ação dessas mineradoras que extraem todas as nossas riquezas naturais há anos, gerando riquezas para poucos. Também vimos uma população carente de retornos sociais por parte dessas gigantes do capitalismo e pelos governos locais.

Essa foi a primeira de três datas ao lado dos nossos amigos da banda FAKE, de BH. Galera gente boa que pratica o clássico crossover, mas com um estilo bem peculiar. O publico compareceu em bom numero e fizemos nossa parte.

Além da Letall, tocaram também OS CAPIAU, DINOSSAURO HEAD e nossos parças do FAKE!

Grato a todos pela receptividade!

Letall em Divinópolis – Foto: arquivo da banda

14.04 – SÃO TOMÉ DAS LETRAS / MG – O CORUJÃO ROCK BAR

Esse dia nos trouxe muitas expectativas, pois nenhum de nós conhecia essa cidade fantástica e mística, apenas de ouvir falar e escutar algumas histórias, mas estar ali vivenciando foi algo bem interessante e especial.

Uma cidade construída em cima de uma das maiores reservas de uma pedra rara , um visual surreal e um céu maravilhoso, pouco visto por seres urbanóides como nós.

Lugar místico, famoso pelas constantes atividade de OVNIS relatadas por alguns dos moradores, incluindo o lendário Geraldo, proprietário do bar O CORUJÃO ROCK BAR, localizado quase ao pé da montanha e um espaço aberto ao som autoral e pesado.

Por se tratar de um feriado, pegamos a pequena cidade com muitos turistas e curiosos, o que nos favoreceu na hora do show que foi muito bom, principalmente por que o publico marcou presença no bar e interagiu forte com a banda.

No final, uma ótima sensação de dever cumprido e uma experiencia muito forte vivenciada!

Gepeto (Letall) em Varginha – Foto: arquivo da banda

15.04 – BELO HORIZONTE / MG – MATRIZ

MATRIZ é um berço cultural de BH! Muitas atividades acontecem na casa: oficinas, teatro, exposições e shows.

Nessa noite a casa abriu para o som pesado! HARDCORE!

O evento contou com a apresentação de três bandas locais muito bacanas: CRUCIAL, SIGHING CONSPIRACY, FAKE, além da LETALL!

A casa é muito aconchegante e tem um ótimo sistema de som e o atendimento no bar é muito bom. Nos sentimos bem à vontade e fizemos o nosso melhor no palco. O público foi pequeno, mas animado e a recepção na casa nota 10!

Observação: Triste ver do lado de fora da galeria onde se localiza a casa diversas pessoas “habitando” o lugar. Pessoas em dificuldade e em situação de rua. Reflexo da situação difícil e extrema em que o nosso país se encontra.

Gepeto (Letall) e Van Basten (Postura) – Foto: arquivo da banda

21.04 – ITAUNA / MG – MOTORROCK BAR

Esse foi um fim de semana para reencontrar velhos amigos! Uenderson “Bem Bem”, organizador do evento, é um velho ativista da cena underground local e também baixista da NUCLEAR BLOOD.

Juntamente com o NUCLEAR BLOOD e com os nossos parças do FAKE a pauleira rolou nessa noite. A rua estava repleta de motocicletas muito iradas, algumas triciclos e a galera animada. Os shows foram todos muito bons e a receptividade idem!

Nossos sinceros agradecimentos ao Uenderson, Chorão, FAKE, NUCLEAR BLOOD e todos os envolvidos.

Em Divinópolis – Foto: arquivo da banda

22.04 – DIVINÓPOLIS / MG – COLETIVO PULSO

Chegamos em Divinópolis e fomos direto para o COLETIVO PULSO. O local é uma casa adaptada, um verdadeiro centro social e cultural alternativo.

A casa possui em suas instalações biblioteca, ateliê, atividades culinárias, palestras, shows, alojamento etc., e a galera tem uma interação com a comunidade local muito positiva.

A galera compareceu e agitou bastante em todos os shows das bandas, que fizeram apresentações realmente de alto nível.

Foi uma noitada para ficar na história. Detalhe curioso foi a passagem de um trem de carga, quase que dentro do alojamento da banda (ah ah ah)! Foi um apito brutal às 6 da matina! Acordamos assustados, mas tudo seguiu tranquilo depois.

Sem palavras Sergio “Chegado”, Fominha, Sabiá, FAKE, DISTURBIO SUB-HUMANO (HC DE PRIMERA) e a todos da ATACK RADIOATIVO!

Letall em Divinópolis – Foto: arquivo da banda

29.04 – VARGINHA / MG – PLUG ROCK

VARGINHA é um lugar ímpar e especial para a Lettal. A cidade é globalmente conhecida por um dos acontecimentos ufológico considerados dos mais importantes da história, com uma suposta queda e apreensão pelos militares de uma nave espacial e alguns de seus tripulantes! Esse fato marcou bastante a cidade que faz referências explícitas ao caso ocorrido em 1996.

Nessa noite, os fenômenos deram espaço a muito ROCK com quatro bandas se apresentando. Além da LETALL, tocaram também as locais RADIO POBRE, INCURST e MOTOSSERRA TRUCK CLUB!

A galera compareceu em bom numero e foi bastante participativa e ainda tivemos as presenças mais que ilustres dos brothers BRUNO MAIA e RODRIGO BARBIERI, comandantes do maior festival de ROCK de MG, o grande ROÇA IN ROLL! Grande noite! Valeu Denilson!

Abduzidos em São Thomé das Letras – Foto: arquivo da banda

30.04 – SÃO TOMÉ DAS LETRAS / MG – O CORUJÃO ROCK BAR

Após missão cumprida em Varginha, hora de retornar a SÃO TOMÉ DAS LETRAS para mais uma data no O CORUJÃO ROCK BAR, desta vez marcando o encerramento da tour.

Nossa logística nos permitiu desta vez fazermos um turismo básico pela cidade e seus pontos místicos.

Casa das bruxas, Cruzeiro, topo da montanha, grutas etc.

Dessa vez a cidade estava meio vazia e o fluxo de turistas pequeno, mesmo assim os presentes interagiram com a banda que fez seu show com toda energia e entrega.

Agradecemos ao Geraldo & família pela oportunidade e a todas as pessoas que prestigiaram o show!

Queremos agradecer muito a todos os organizadores locais, que tornaram possível a realização de cada evento.

A todos que nos hospedaram e nos alimentaram durante os shows e as viagens!

A todos os bares, casa de shows, centro sociais que abriram suas portas e a todos que comparecerem, agitaram, compraram merchandise e participaram conosco dessa grande empreitada!

SAÚDE A TODOS!

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Nada Pop

Nada Pop é um espaço sobre punk, hardcore e alternativo.