segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Nada Pop

1º Mercado de Peixe acontece no dia 15

Na próxima sexta-feira, conhecida também como dia 15 de agosto, a loja Sensorial Discos receberá a primeira edição do Mercado de Peixe, uma feira independente de quadrinhos e zines e que, além disso, contará com show da banda The Bottleneck Screamers. A feira terá início às 18h e a entrada será gratuita. A Sensorial Discos está localizada na Rua Augusta, nº 2.389, em São Paulo.

Para falar mais a respeito do Mercado de Peixe, conversamos com o Rafael Moralez, um dos idealizadores e organizadores da Feira.

NADA POP – Fala um pouco mais do que se trata este evento, é uma feira de quadrinhos independentes, mas irá rolar shows com a sua banda também, isso mesmo?

RAFAEL MORALEZ – Sim, a ideia é reunir em um mesmo lugar pessoas que produzem algum tipo de expressão artística de forma independente. Pode ser no formato de HQ’s, ilustrações, zines, stickers, música etc. Vejo muita gente produzindo coisas muito boas, a maior dificuldade está em divulgar e vender essa produção, é essa a proposta da Feira Mercado de Peixe, proporcionar um lugar de exposição e comercialização de arte independente. Eu produzi o roteiro, junto com Rodrigo Bueno (ilustrador), de um quadrinho chamado Peixe Peludo e o segundo número foi viabilizado via Catarse, mas a dificuldade maior está em colocar isso na rua e mostrar para as pessoas. A feira vem nesse sentido de divulgação da produção independente.

NADA POP – É a primeira vez que esse evento acontece e com esse nome?

RAFAEL MORALEZ – Sim, é nossa primeira edição, por esse motivo estamos realizando com um número pequeno de autores. A ideia é fazer a segunda um pouco maior e assim gradativamente.

NADA POP – Como será no dia 15 de agosto? A feira começa às 18h, mas possui hora para acabar?

RAFAEL MORALEZ – A feira vai até um pouco além da meia noite. A ideia não é um evento muito longo, essa primeira edição será algo que vai durar umas sete horas, com um show de 30 minutos no meio desse tempo. Para próximas edições vamos pensar em um período maior de tempo.

NADA POP –  Você pode nos falar mais sobre os quadrinhos ou artistas que estarão exibindo seus trabalhos?

RAFAEL MORALEZ – Selecionamos os expositores que consideramos uma boa expressão do que é produzido hoje, tem muita gente fazendo coisas boas, para a próxima edição convidaremos outro grupo de diferentes autores, os expositores no dia 15/08 são:

– Rafael Coutinho – da Narval Comix;
– Natalia Kuschnaroff – Zines divers, HQ do André Só e ilustras do Andre Farkas
– Heitor Yida – do Gibi Gibi e O Suplemento
– João Victor Rabello – da HQ A Mulher que ia Navegar, Quadrinhos Perturbados
– Rodrigo Bueno e Ilustras Rafa Moralez – do Peixe Peludo #2 – O Herói da Raça
– Bebel Books – com produções de Bebel Abreu, Ale Kalko, Zé Otavio, Oga Mendonca e mais.
– Meli-Melo Press
– Lote 42
– Antílope

NADA POP – Qual o principal objetivo com o Mercado de Peixe, e o que você pode falar a respeito do mercado independente de quadrinhos.

RAFAEL MORALEZ – O objetivo do Mercado de Peixe é criar um espaço de exposição e comercialização de arte independente. Compreendemos as HQ’s, zines e música um universo que está cada vez mais apoiado no antigo lema do “faça você mesmo”. O vínculo com editoras e gravadoras faz cada vez menos sentido. Portanto, reunir tudo isso (música + publicações) em um mesmo ambiente pode dar muito certo em todos os sentidos, além de ser divertido pacas!

NADA POP – Como você enxerga a relação de HQ’s e música.

RAFAEL MORALEZ – A relação entre quadrinhos é música é antiga, o Crumb ilustrou capas da Janis Joplin, o Kães Vadius aqui no Brasil fez um encarte todo em HQ nos anos 80, autores como Angeli sempre fizeram referências musicais em suas obras, eu mesmo produzia um fanzine na cidade de Londrina chamado Produto do Ócio e juntei dez bandas para dez cartunistas, eles produziram trilhas sonoras para HQ’s, tudo isso foi gravado em CD e impresso.

Feira Mercado de Peixe

Data: 15 de agosto
Horário: a partir das 18h.
Local: Loja Sensorial Discos
Endereço: Rua Augusta, nº 2.389, em São Paulo.
Entrada: Gratuita – O evento é totalmente grátis e quem quiser poderá colaborar na saída com quanto quiser. Mas para os colaboradores o pessoal do evento está preparando um pôster “lindo” de brinde.

Clique AQUI e confirme sua participação no evento criado no Facebook.

Shows: Durante a realização da feira terá um show da banda The Bottleneck Screamers, que faz um garage rock sujo e rápido. Para saber mais sobre a banda basta CLICAR AQUI. O Rafael Moralez é o baterista da banda!

Ficou interessado? Quer saber mais? Quer exibir seus fanzines e HQs num evento futuro? Simples, entre em contato com o Rafael Moralez pelo e-mail: moralez555@gmail.com

Não sei vocês, mas o Nada Pop não irá perder essa. Nos encontramos lá!

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: