segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Nada Pop

A “disgracera” sonora da FHC: Fim da Humanidade Capitalista

Eu não preciso mais pensar em qual banda seria perfeita para representar a trilha sonora do fim do mundo, já achei. Ela se chama Fim da Humanidade Capitalista, também conhecida como FHC (olha só que sigla fodástica, né?). Não bastasse ter estourando os meus tímpanos nos últimos dias, a banda ainda me deu um baita prejuízo. Sem querer acabei fazendo um bate-cabeça sozinho mesmo e quase cai em cima da TV, mas tudo bem, eu nem usava mais essa bosta mesmo. 

Vindos das profundezas da Zona Norte de São Paulo, sem noção musical nenhuma (como os próprios se descrevem), surge a agressão sonora do trio formado atualmente por Luiz Maquiavel (baixo e voz), André Rocha (guitarra) e Gil Delize (bateria). A banda traz seu punk bastante puxado para o crust e grind com letras baseadas em críticas sociais, exploração religiosa, “podreras” do ser humano (ganância, guerras, traição, dinheiro) com parte das canções servindo de homenagens a filmes de terror.

Como é algo comum em bandas que se entregam por amor ao hardcore e usam o seu som mais como um exorcismo dos problemas cotidianos, a FHC passou por várias formações e seus integrantes indo em diferentes caminhos fossem eles familiares, profissionais ou apenas sociais causando até uma pausa na banda.

No entanto, como a música fala mais alto (ainda bem), a formação atual reúne os integrantes que gravaram o álbum “Correria” (2004) que traz a canção clássica e que acredito você já tenha escutado na sua vida: “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”. Lembrou? Se não lembrou, ouça a banda e esse álbum clicando AQUI ou aperte o play abaixo ou assista o vídeo acima.

Em entrevista para o webzine “One Degrau”, Luiz Maquiavel afirmou que a banda está de volta, “infernizando e criando” e com alguns shows marcados e planejando novos lançamentos para 2016. No ano que vem a banda irá celebrar 18 anos e por isso ainda estão estudando qual tipo de lançamento será feito – CD, documentário ou DVD. Para entrar em contato com a banda basta acessar o a página oficial dos caras no Facebook, clique AQUI.

Enquanto o novo trabalho da banda não é lançado, recomendamos que acessem a discografia da FHC no Bandcamp e entrem no Blog do grupo. Esperamos profundamente pelo Fim da Humanidade Capitalista.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: