quarta-feira, 18 de julho de 2018
Nada Pop

100 álbuns de 2014 que você precisa conhecer

Ahhh… Sabemos que você deve estar cheio dessas listas dos “melhores álbuns de 2014”, não é? Afinal, qual o critério para escolha dos álbuns? Sabemos que muitos $$$$ fatores podem estar envolvidos, como o próprio Chiveta diz quando fez a sua lista (ver aqui). Sim, transe a vida, não listas.

Mas essa não é uma lista dos melhores álbuns lançados em 2014, também não é uma lista feita apenas por um único site, um único editor. Essa é uma lista de indicações e como tal deve ser observada apenas como referência, são álbuns indicados pelos sites Nada Pop, Subverter, Rock Ex Machina, Licor de Chorume, O Despertar da Revolta, Papo Alternativo, Musicombo Canibal Vegetariano. Ao todo, oito sites/blogs se envolveram nesse projeto com o propósito de indicar 99% de álbuns nacionais do cenário independente.

Claro que muitos álbuns ficaram de fora (Regredidos do Macaco, por exemplo, não entrou nessa lista, mas bem que poderia), mas essa lista não tem o intuito de ser dos “melhores álbuns de 2014” e nem acreditamos nessa frase. São álbuns de referência e que valem a sua atenção. Se já conhece alguns dos álbuns citados, procure por aqueles que você não conheça. Outra coisa, a numeração dos álbuns não é uma questão de melhor, apenas para a nossa organização.

Cada site/blog envolvido publicou uma parte da lista, por isso não deixe de visitar e ver os outros sites. Ao final dessa postagem você terá o endereço dos outros sites com o restante dessa lista. Valeu!

100 álbuns de 2014 que você precisa conhecer

01.Testemolde01.
Testemolde
Álbum: Testemolde
Facebook | Ouça AQUI
Banda de instrumetal! Rá! Isso mesmo, um metal instrumental, mas não só isso. Ouça e tire as suas próprias conclusões. Entrevistamos os caras há algum tempo, acesse o papo AQUI.

 

02.Dirijo02.
Dirijo
Álbum: Crie Este Hábito
Facebook | Ouça AQUI
Com um álbum que mistura hardcore com um pouco de psicodelia, o EP mescla quase de tudo, partindo do rock roll, caminhando pelo instrumental, caindo no hardcore e mergulhando até no reggae. Também já falamos sobre a banda, só clicar AQUI.

 

03.TheFingerprints03.
The Fingerprints
Álbum: Live Aleluia Fest
Facebook | Ouça AQUI
Banda nova, que nem lançou um álbum de estúdio ainda e já saca um ao vivo que dá uma bela amostra do que vem por aí. Já conversamos com a vocalista, May Dantas, e para conferir o papo clique AQUI.

 

04.Guast04.
Guast!
Álbum: Não Existe Nenhuma Demo do Guast!
Facebook | Ouça AQUI
Um resumo simples da banda: Um canivete nos olhos da esperança.

 

 

05.Perturba05.
Perturba
Álbum: Veja Bem Caralho
Facebook | Ouça AQUI
E no estilo Toy Dolls que tem início o álbum, meus ouvidos ainda se aquecem quando a música “No Bar do Eurico” começa. A resenha completa deste belo álbum você confere AQUI.

 

06.ManyMinds06.
Two Hands Records
Álbum: Many Minds – Tributo ao Nitrominds
Facebook | Ouça AQUI
Sim, uma coletânea é uma de nossas recomendações. Mas não é uma coletânea qualquer, é um tributo ao Nitromids, umas das melhores bandas que o país já teve. Cada um dos 18 artistas e bandas convidados regravaram um som do Nitrominds. Teve até solo de bateria, nossa resenha sobre o álbum AQUI.

07.Giallos07.
Giallos
Álbum: Giallos at Pompeii
Facebook | Ouça AQUI
Trio do ABC Paulista que causa um certo estrago por onde passa (positivamente falando). Quando foram convidados para tocar no Sesc Pompéia e apresentar músicas do álbum ¡CONTRA!, de 2013, não pensaram duas vezes: gravaram a apresentação numa fita K7. O resultado é uma mistura de jazz, psicodelia e punk no estilo “No Mix! No Master! Fuck Noise!”.

08.StatuesOnFire08.
Statues on Fire
Álbum: Phoenix
Facebook | Ouça AQUI
Das mil e uma listas de “melhores álbuns de 2014” é quase certo que você encontre este álbum em quase todas elas. Não é por menos, a volta do André Alves e do Lalo, ex-integrantes do Nitrominds, com uma nova formação, com novo nome e a maturidade e conhecimento de quem está no do it yourself há muitos anos, já era previsto que algo bom iria sair disso.

09.DinoBang09.
Dino Bang
Álbum: 5min!
Facebook | Ouça AQUI
Uma menina maluca se esgoelando e tocando guitarra, com letras sarcásticas, irônicas e com uma leve pirada pitada de Lomba Raivosa. Além disso, o clipe da música “Comida Rápida” é uma obra-prima do audiovisual.

 

10.Velocaos10.
Velocaos
Álbum: Asilo Padrão
Facebook | Ouça AQUI
Neste EP são seis músicas que demonstram a habilidade da banda na criação de riffs, aquele tipo de hardcore trabalhado e que apesar da virtuosidade não chega a ser piegas ou cheio de firulas desnecessárias. Saiba mais sobre este álbum em nossa resenha sobre a banda AQUI.

 

11.OdioSocial

11.
Ódio Social
Álbum: Jovens Mortos
Facebook | Ouça AQUI (apenas um música disponível)
Com 13 anos existência, o Ódio Social lança um álbum com riffs bem trabalhados, distorções, acordes e beats com letras de protesto que relatam o cotidiano e a visão da banda em relação a sociedade que vivemos. Confira a resenha da Lary Durante, baterista da Ratas Rabiosas, sobre o álbum. Basta clicar AQUI.

12.FuzzFeelings12.
Howlin Records
Álbum: Fuzz Fellings – 17 bandas, 17 canções de amor
Facebook | Ouça AQUI
Outra coletânea, dessa vez é a gravadora Howlin Records que convidou algumas bandas para este “tributo romântico”. O detalhe é que ele foi lançado no dia dos namorados (muitos corações neste momento). Mas não tenha preconceitos, além da qualidade das bandas (Blear, Vapor, Mudhill e até o Rodrigo Koala entre os artistas convidados), o tributo não é nenhum pouco piegas, ótimas canções nas versões dessas bandas.

AF.Digipack CD Meus Dilemas Excluídos curvas.ai13.
Os Excluídos
Álbum: Meus Dilemas
Facebook | Ouça AQUI
Acredito que Os Excluídos sejam uma das bandas mais subvalorizadas do país.  O estilo punk melódico, se é assim que podemos dizer, característico também pela forma como a banda se apresenta, traz uma sonoridade diferente para o cenário underground. Para quem já assistiu a um show deles, sabe do que estamos falando.

14.RatosDePorao14.
Ratos de Porão
Álbum: Século Sinistro
Facebook | Ouça AQUI (apenas um música disponível)
O Ratos é o Ratos. Não é qualquer banda que consegue manter a mesma pegada, ou até mais, com 30 anos de carreira. Porrada do início ao fim, com letras ainda mais contundentes. Sério, precisamos dizer mais alguma coisa?

 

15.MukekaDiRato15.
Mukeka di Rato
Álbum: Hitler’s Dog Stalin Rats
Facebook | Ouça AQUI
Até onde sabemos não foi feito nenhum lançamento oficial, mas como o Mukeka disponibilizou o álbum na web, acreditamos que é mais do que possível considerar o álbum sendo parte desta lista. Ouça e nos diga se realmente você deixaria o Mukeka di Rato fora disso aqui? Apesar que eles devem estar cagando pra isso, e é muito bom saber disso.

16.Pense16.
Pense
Álbum: Além Daquilo Que te Cega
Facebook | Ouça AQUI
Outro álbum fácil de se achar nessas “listas do ano”. Óbvio que não é pra menos, é o tipo de álbum que não se consegue parar de ouvir, do início ao fim, impossível destacar apenas uma música. Os mineiros do Pense ainda fazem jus ao nome da banda e fazem da melodia e velocidade de suas canções um exemplo claro do melhor hardcore que está sendo feito no país atualmente.

17.Zander17.
Zander
Álbum: EP’tizer
Facebook | Ouça AQUI
São seis músicas, apenas seis músicas que demonstram o quanto a espera por um novo álbum do Zander valeu a pena.

 

 

O restante dessa lista você poderá conferir nos seguintes endereços:

Subverter (18 ao 34) | Rock Ex Machina (35 ao 45)| Licor de Chorume (46 ao 56) |

O Despertar da Revolta (57 ao 67)Papo Alternativo (68 ao 78) |

Músicombo (79 ao 89)| Canibal Vegetariano (90 ao 100)

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: