sexta-feira, 25 de Maio de 2018
Nada Pop

10 curiosidades sobre o Spotify

Um pouco mais de um ano no Brasil, o Spotify alcançou números muito expressivos no mercado de distribuição de música. Segundo dados da empresa, entre maio de 2014 e o mesmo mês em 2015, os brasileiros ouviram mais de 200 milhões de horas de música no Spotify. Além disso, foram criadas 11 milhões de playlists e o número total de músicas ouvidas no serviço no último ano foi de 3,8 bilhões.

Abaixo você confere 10 curiosidades do serviço respondidas pelo próprio Spotify.

10 CURIOSIDADES SOBRE O SPOTIFY

01 – Qual o país com mais usuários do Spotify ativos no mundo?

Não temos informações regionais, apenas as globais. Um total de 75 milhões de assinantes sendo que 20 milhões são Premium.

02 – Qual o horário do dia que as pessoas mais acessam o serviço?

Os horários podem variar de acordo com a região, no Brasil é possível afirmar que o usuário permanece em média por 104 minutos na plataforma. Nos primeiros momentos do dia o movimento é intenso nos dispositivos móveis para, durante o horário comercial, passar para o desktop e então, no começo da noite, voltar para o mobile. Durante a tarde, no entanto, por volta das 15 horas, há um pico de acesso gerado especialmente por jovens de 18 a 34 anos.

03 – Quantas músicas estão disponíveis no Spotify? Com esse total, qual seria o tempo necessário para se ouvir todas as músicas disponibilizadas? Meses, anos, é possível calcular isso?

São mais de 30 milhões de músicas! Não temos um cálculo oficial de horas para ouvir tudo, mas uma informação bacana que temos é o total de horas ouvidas pelos brasileiros no primeiro ano de operações do Spotify no Brasil: 200 milhões de horas de música no Spotify, o equivalente a 23 mil anos (a mesma quantidade de tempo em que ferramentas de pedra foram descobertas no Brasil pré-histórico; ou a soma da expectativa de vida de todos os habitantes da cidade de Uberaba, em Minas Gerais).

04 – Desde o início das atividades do Spotify, qual a música mais ouvida desde então?

Temos listas referentes ao primeiro ano no Brasil. As músicas mais ouvidas no país foram “Summer” e Blame”, ambas do Calvin Harris, “Rude”, de Magic!, “Rather Be”, de Clean Bandit, e “Pompeii”, de Bastille.

No Spotify é possível acompanhar também através da aba “Paradas” dentro de “Descobrir” diariamente quais são as mais ouvidas.

05 – Qual canção foi a mais reproduzida em 24 horas em todo mundo?

Recentemente quem bateu esse recorde foi a banda One Direction, com a música “Drag Me Down” que foi ouvida mais de 4,75 milhões de vezes globalmente, quebrando o recorde anteriormente estabelecido por Wiz Khalifa com “See You Again” (feat.Charlie Puth), que viu 4.26 milhões de streams.

06 – Qual a média de idade dos usuários do Spotify?

No Brasil 70% dos usuários tem entre 18 e 34 anos.

07 – Quais as playlists mais reproduzidas no serviço?

São elas as playlists “Sucessos Brasil”, “Top 100 tracks currently on Spotify”, Toda’s Top Hits”, “Esquenta Sertanejo” e “Pop no Trabalho”.

08 – Quais os artistas mais procurados?

No primeiro ano do Spotify no Brasil foram Calvin Harris, Marron 5, Ed Sheeran, Henrique & Juliano e Jorge & Mateus.

09 – Em quantos países o serviço está disponibilizado?

Atualmente 58 mercados.

10 – Qual artista brasileiro é o mais reproduzido pelo serviço?

Também tivemos recentemente uma nova marca atingida pela cantora Anitta. Divulgada na semana passada, “Deixa Ele Sofrer”, foi primeira música de um artista brasileiro a alcançar o topo do Top 50. Além do feito, “Deixa Ele Sofrer” quebrou o recorde de música mais escutada em um único dia no Spotify Brasil.

**************************

Aproveite e acesse a matéria “Spotify: as músicas de rock mais no tocadas no no Brasil”. Basta clicar AQUI.

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: