sexta-feira, 25 de Maio de 2018
Nada Pop

10 bandas do ABC paulista para acompanhar em 2016

O ABC Paulista, conhecido por suas indústrias, faz parte da região metropolitana de São Paulo. É um mundo à parte, com personalidade e que abriga as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra.

A sigla ABC ou ABCD, como deve ter percebido, vem das primeiras cidades citadas acima. A região é um dos principais pólos econômicos do país, não só isso. É responsável por algumas das principais bandas independentes em atualidade no Estado, diria até que no país.

Abaixo falamos de 10 bandas do ABC que merecem sua atenção e seus ouvidos neste ano e esperamos também que nos próximos. Com certeza vamos deixar alguma banda de fora e não queremos ninguém chateado por causa disso, mas deixe nos comentários quem você acredita que faltou e merece ser mencionado.

Statues on Fire

Statues on Fire

01 – STATUES ON FIRE

Uma banda nova e ao mesmo tempo com experiência de sobra. André Alves e Lalo Tonus, ex-integrantes do Nitrominds, demonstram que o hardcore não está só na veia, mas também na alma. Junto com o André Curci e Alex Kacttus, lançaram em 2014 o ótimo álbum Phoenix, reconhecido como um dos melhores lançamentos do mesmo ano. Em 2016, preparam mais um disco que promete ser outra paulada excelente.

Facebook | Bandcamp

Der Baum

Der Baum

02 – DER BAUM

Este será o ano da Der Baum, banda que reúne seis integrantes numa mistura de pós-punk, eletrônico e new wave. Estão tocando praticamente em todos os lugares e deixando sempre um gostinho de quero mais. Por serem, de certa forma, únicos no estilo com influências oitentistas, mas com um pé também no pop, conseguem agradar diferentes públicos ou causar uma primeira impressão de curiosidade – o que hoje em dia é praticamente raro.

FacebookSoundcloud

Sky Down

Sky Down

03 – SKY DOWN

Uma das melhores bandas ao vivo que você poderá assistir. Seus últimos lançamentos, tanto o EP de estreia quanto o álbum “Nowhere” impactam de forma impressionante com ótimas músicas num clima que mistura Stooges, Sex Pistols e Nirvana (mas não só isso). Porém, é no palco que os caras se revelam e fazem tudo vir abaixo. Uma banda imprevisível ao vivo, que sabe exatamente o que fazer para prender a sua atenção.

Facebook | Bandcamp

Versus Mare

Versus Mare

04 – VERSUS MARE

A junção da poesia e lirismo com o peso de guitarras, mas sem deixar de lado o folk, punk e algumas experimentações que só uma banda com a Versus Mare seria capaz de fazer e dar certo. Com origem em Diadema, a banda sobe o nível do rock alternativo e demonstra uma preocupação grande com arranjos e letras, valorizando o próprio trabalho e presenteando todos com ótimas músicas.

Facebook Soundcloud

Doze

Doze

05 – DOZE

New metal em português e muito bem produzido, com letras grudentas e com todos os integrantes dando tudo de si nos palcos. Podemos dizer que a banda é uma mistura de Incubus com P.O.D, ou seja, som para agradar homens e mulheres, sem distinção e com chances de explodir por todo o país em breve. Vale a pena conferir o primeiro álbum da Doze que pelo visto será muito bem trabalhado em 2016.

Facebook | Bandcamp

Color for Shane

Color for Shane

06 – COLOR FOR SHANE

O duo de São Bernardo do Campo vem se apresentando em diferentes lugares e sempre com a mesma qualidade. Apesar de contar apenas com um guitarrista e um batera (às vezes rolam uns shows onde incluem mais uma guitarra), não se sente a falta de outros instrumentos. Os novos lançamentos de tempos em tempos do duo acaba permitindo uma renovação de repertório bem interessante da banda, que tem uma discografia gigante!

Facebook | Bandcamp

Black Cold Bottles - Foto Sérgio Silva

Black Cold Bottles

07 – BLACK COLD BOTTLES

Vamos fazer um teste? Ouça a música “Silica”, do álbum “Neander” da Black Cold Bottles, e não tente pensar em True Detective (sim, a série) ou algum filme de David Fincher. Ao ouvi-los pela primeira vez tive a impressão de já conhecê-los, foi como se Leonard Cohen ou Nick Cave se juntassem para tocar um som com Jeff Burckley. Parece que estão gravando um novo disco e que pretendem lançar em breve. Vamos acompanhar…

Facebook | Bandcamp

Rhino

Rhino

08 – RHINO

Banda de Trash Metal com influências de Slayer, Suicidal Angels, Ratos de Porão e S.O.D., algo que pode dar uma ideia do peso que você irá sentir no ouvido. A nova formação, que incluiu mais um guitarrista no grupo, deve aumentar a potência e dar um novo gás dentro da banda, que está em estúdio para mais um petardo de primeira. Seu EP de estreia, “Like A Horn Ripping Flesh”, foi lançado em 2014. Vale ficar de olho!

Facebook | Youtube

Dobro

Dobro

09 – DOBRO

Responsáveis por um dos projetos mais bacanas do Youtube no ano passado chamado de o “Dobro Convida”, que apresentava um pouco da cena musical do próprio ABC, a banda também ganhou destaque pelo álbum “Tijolo”, lançado em 2015. Com uma mistura de Smashing Pumpkings, Queens of the Stone Age e City of Ships, é mais do que recomendado prestar atenção nesse trio. Aliás, se não conhece o projeto “Dobro Convida”, vá atrás!

Facebook | Youtube

Locomotrio

Locomotrio

10 – LOCOMOTRIO

O trio de blues rock nascido em Santo André não está para brincadeira, seu primeiro disco intitulado “Cinza”, lançado no ano passado, mostra composições afiadas e musicalidade de quem não tem nada a perder, ou seja, sem colocar o pé no freio. Mostram sua versatilidade e surpreendem pela energia, além de clipes divertidos e caóticos. Algo que combina muito bem com o clima de uma cidade grande. É aquele bom e velho rock n’roll capaz de agradar os mais exigentes quando o assunto é blues, mas com certa veia iconoclasta.

Facebook | Soundcloud

Gostou desse Post? Compartilhe!

Sobre o autor

Maurício Martins

Jornalista, pai da Maria Stella, fã de quadrinhos e ficção científica. Aficionado por música, especialmente pelo punk e hardcore. Também é idealizador e editor do Nada Pop.

%d blogueiros gostam disto: